Saudações a todos os meus leitores! Espero que estejam prontos para um novo artigo. O foco principal do artigo de hoje é explorar em detalhe…. O Que é e Como Funciona um Algoritmo?
O algoritmo faz parte da matemática, da lógica e da informática, são instruções lógicas, sequenciais e ordenadas que permitem resolver um problema ou tomar uma decisão. Descobrir como funciona um algoritmo nesta postagem.
O que é?
No campo da computação, o algoritmo é conhecido como a sequência de indicações sequenciais, pela qual vários processos podem ser executados e dar resposta a determinadas decisões ou necessidades. É uma série ordenada e finita de passos que permite resolver um problema ou tomar uma decisão.
Deve-se notar que algoritmos não têm nada a ver com linguagens de programação, pois um fluxograma ou um algoritmo pode ser representado em algumas linguagens de programação, ou seja, pode ser uma ordenação anterior à programação.
Tendo isso em mente, um programa é um conjunto complexo de algoritmos codificados e ordenados por meio de uma linguagem de programação para serem executados em uma máquina.
No entanto, os algoritmos não são usados apenas no campo da computação, eles também são muito frequentes na lógica e na matemática, especialmente porque são um suporte para a fabricação de folhetos de instrução, manuais de usuário, entre outros.
A palavra algoritmo origina-se da língua latina “algoritmus” e é o sobrenome do matemático persa Al-Juarismi. Muitos algoritmos que se conhecem hoje em matemática é aquele que é atribuído a Euclides, por ter o máximo divisor comum de 2 inteiros positivos.
Caracteristicas
Algumas das características mais importantes que os algoritmos apresentam são as seguintes:
- Os algoritmos são precisos, não podem ser subjetivos ou confusos.
- Eles são executados em sequência, ou seja, são processados um por vez.
- Eles determinam uma sequência exata e precisa para que a leitura faça sentido e, assim, resolva uma situação.
- Você deve fornecer um resultado de acordo com as funções que executa.
- As sequências têm um propósito definido.
- Tem que dar os mesmos resultados quando você tem os mesmos componentes de entrada.
Antes de explicar como funciona um algoritmo, vejamos as partes que compõem esse conjunto de instruções sequenciais.
partes de um algoritmo
Todo algoritmo deve ter:
- Entrada ou entrada. É a entrada dos dados que o algoritmo requer para ser capaz de executar.
- É um procedimento lógico formal onde o algoritmo iniciará com os dados recebidos na entrada.
- Saída ou saída. São os resultados que se obtêm após terminar a operação do algoritmo.
Tendo esclarecido as partes do algoritmo, passamos a explicar como um algoritmo funciona na próxima seção.
Como funciona um algoritmo?
Algoritmos foram criados para resolver uma situação passo a passo. É um conjunto de instruções sequenciais e ordenadas para orientar uma operação específica. Para entender melhor o funcionamento de um algoritmo, vamos nos basear em um exemplo.
- Algoritmo para escolher um vestido de festa
- Começar.
- Entre em uma loja de roupas e procure a seção de vestidos de festa.
- Escolha vários vestidos.
- São vestidos de festa?
SIM: (Vá para o passo 5). NÃO (Volte ao passo 3).
- É o tamanho ideal?
SIM: (Vá para o passo 6), NÃO (Volte para o passo 3).
- O preço está de acordo com o orçamento?
SIM: (Vá para o passo 7). NÃO (Volte ao passo 3).
- Compre o vestido de festa escolhido.
- Fim.
Tipos de algoritmo
Embora já saibamos como funciona um algoritmo, não queremos deixar de lado os tipos de algoritmos existentes, que são 4, e aprender um pouco mais sobre eles.
- Algoritmos não computacionais. São aqueles que não necessitam de procedimento computacional para serem resolvidos, seus passos são exclusivos para resolver problemas por um ser humano.
- Algoritmos de computador. São aqueles onde a resolução dos problemas dependerá do cálculo, podendo ser desenhado por um computador ou uma calculadora.
- Algoritmos qualitativos. São algoritmos onde suas soluções não interferem nos cálculos numéricos, dependem mais de sequências formais e lógicas.
- Finalmente, algoritmos quantitativos. Eles são o oposto do anterior, esses algoritmos dependem apenas de cálculos matemáticos para resolver problemas.
Se você gostou das informações sobre como funciona um algoritmo, convidamos você a continuar lendo os seguintes posts: