O Que é e Como Funciona a Guarda Compartilhada?

Olá a todos! Hoje trago-vos um novo tópico no meu blogue. No artigo de hoje, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona a Guarda Compartilhada?

A autoridade parental refere-se ao controle e cuidado que os pais têm sobre os filhos menores não emancipados, a menos que sejam legalmente removidos ou restritos. Normalmente, tanto a autoridade parental como a guarda são partilhadas por ambos os progenitores, embora em alguns casos possa ser atribuída a apenas um deles. continue lendo e aprenda como funciona a guarda compartilhada.

Tutela e guarda do menor

Há uma diferença entre o que é autoridade parental e o que significa guarda. A primeira será sempre partilhada entre os pais e implica todos os direitos e deveres dos pais para com os filhos. Por outro lado, a guarda e guarda independe da autoridade parental e refere-se ao cuidado, assistência e convivência com os filhos.

Geralmente, quando casais com filhos se divorciam, o principal conflito é a guarda deles. É função do juiz decidir o tipo de guarda que regerá a relação dos pais com os filhos. Os tipos de guarda podem ser monoparentais, quando apenas um dos pais é atribuído. É distribuído quando os filhos passam parte do ano com o pai e parte com a mãe. Por fim, temos a guarda compartilhada, que explicaremos a seguir.

Como funciona a guarda compartilhada?

A guarda compartilhada ou conjunta é a participação igualitária de ambos os genitores na criação dos filhos, ou seja, a coparentalidade. Basicamente trata-se da repartição do tempo em que cada cônjuge terá de assumir as responsabilidades parentais.

Refira-se que o pai que não resida com o filho durante esse período de tempo gozará de um regime de visitas previamente estabelecido por lei ou por mútuo acordo. Enquanto estiver sob custódia do outro pai, o outro pai será responsável por sua educação, bem-estar e criação.

O Que é e Como Funciona a Guarda Compartilhada?
Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona o Tumblr?

Este tipo de regime permite que os filhos vivam com cada um dos pais graças a períodos alternados de coabitação. Mesmo cada pai poderá participar em pé de igualdade no que diz respeito ao desenvolvimento e crescimento de seus filhos.

Guarda Compartilhada: Aspectos Gerais

É conveniente que os pais solicitem o formulário de como funciona a guarda compartilhada junto com o pedido de divórcio. Você pode solicitá-lo por meio do acordo regulatório ou por mútuo acordo durante o processo. Se houver vários filhos, o juiz garantirá que eles não sofram nenhuma separação. Além disso, levará em conta não apenas a vontade do menor, mas também seu interesse.

Por outro lado, pode ser solicitada, após a decretação do divórcio, a modificação da guarda unilateral, seja de comum acordo ou de forma contenciosa. Para tomar a decisão correta em relação à guarda compartilhada, o juiz analisará alguns critérios. Como o número de filhos, o resultado dos relatórios legais exigidos e o respeito mútuo nas relações pessoais, entre outros.

Com essas informações, você já sabe que a forma de funcionamento da guarda compartilhada é a mais conveniente e benéfica para todos, principalmente para os filhos.

Pode lhe interessar:

Não perca o vídeo que vem a seguir!