Saudações a todos os meus leitores! Espero que estejam prontos para um novo artigo. O foco principal do artigo de hoje é explorar em detalhe…. O Que é e Como Funciona a Hidrelétrica?
Conscientes da situação atual dos recursos do nosso planeta, optamos pela implementação de métodos alternativos e amigos do ambiente. Embora a terra tenha uma quantidade limitada de recursos, apelar para novas formas de energia é uma forma de garantir a sustentabilidade da nossa espécie. É quando a forma como como funciona a hidrelétrica como uma alternativa a essa necessidade. Gostaria de saber mais? Continue lendo!
O que é energia hidráulica?
Também chamado de “hidrelétrica” ou “hidrelétrica” É uma forma de energia alternativa que se obtém aproveitando a energia cinética gerada pela corrente de certas massas de água., como saltos ou marés. Embora primitivamente esta atividade fosse realizada por meio de pequenas barragens que moviam rodas de pás cujo movimento era direcionado para moinhos, atualmente desenvolvemos diferentes formas de aproveitá-la.
Para isso, as hidrelétricas são construídas próximas a grandes corpos d’água, ou açudes completos. Embora seja considerada uma forma de energia alternativa, muitos pesquisadores concluíram que o modo de funcionamento das hidrelétricas gera um impacto ambiental significativo devido às modificações feitas nos ecossistemas adjacentes a esses corpos d’água.
Outros o consideram um problema significativo pela modificação das correntes e da qualidade da água, e pela forma como isso afeta as espécies animais que vivem nas proximidades.
Como funciona uma central hidráulica?
As hidrelétricas clássicas possuem um sistema tradicional que segue uma série de etapas. Existe um grupo de componentes específicos neste processo, que normalmente são os seguintes:
- Uma estação de energia para produzir eletricidade
- Uma barragem que controla o fluxo de água
- Um tanque de armazenamento de água
Da mesma forma, a forma como a hidreletricidade trabalha com esses componentes segue um padrão. A água, contida pela barragem, escoa por uma enseada. Com essa ação, ele pressiona as pás de uma turbina e faz com que ela se mova. Essas turbinas giram o gerador para produzir eletricidade.
Embora seja uma excelente fonte de energia, a quantidade que pode produzir vai depender do alcance e força da água e da quantidade que passa pelo sistema de turbina. Posteriormente, a eletricidade é distribuída através de uma série de longos cabos elétricos para áreas urbanizadas para seu uso e venda.
Prós e contras
É considerada uma forma de energia renovável, sustentável e de alto impacto econômico. No entanto, a modalidade em que se trabalha a energia hidráulica apresenta uma série de vantagens e desvantagens consideráveis:
- Vantagens: É uma energia renovável com enorme desempenho e capacidade. É tecnicamente inesgotável, graças ao ciclo constante da água. Não são geradas emissões tóxicas durante o seu funcionamento, é considerada uma energia limpa.
- Desvantagens: Pode contribuir para a destruição de todo um ecossistema. Um estudo revela que as barragens nas costas norte-americanas reduziram as populações de trutas marrons do norte. A modificação do fluxo dos rios é evidente. Inundações podem se desenvolver no canteiro de obras de barragens e usinas de energia. Isso tem um impacto na perda de solo fértil e, por sua vez, danifica o ecossistema.
Embora tenha se apresentado como uma forma alternativa de obtenção de energia limpa e renovável, a forma como as hidrelétricas funcionam continua em constante evolução com o objetivo de reduzir seu impacto ambiental e garantir uma interação saudável entre nosso ambiente e nossas atividades.
Se você quiser saber mais sobre a questão ecológica, recomendamos os seguintes artigos: