Olá amigos! Bem-vindos ao meu último post. O artigo de hoje dá uma vista de olhos… O Que é e Como Funciona a Hipoteca de Propriedade Horizontal?
É muito comum no mundo todo que quando uma pessoa tem grandes dívidas ou quer fazer grandes investimentos, ela tende a hipotecar os imóveis que possui. E é importante entender que cada um desses tipos de hipoteca funcionará de maneira diferente da outra. É por isso que se torna muito interessante e até muito importante saber neste caso específico; como funciona a hipoteca de propriedade horizontal; uma vez que é uma das hipotecas mais comuns.
O que é a hipoteca sobre propriedade horizontal?
Trata-se de uma garantia real que se constitui sobre o terreno onde posteriormente será edificado um edifício de propriedade horizontal; Isso geralmente é feito pelos proprietários dessas terras para financiar seus projetos. É importante entender que é uma lei ou regra específica da hipoteca que se estenderá a todos os imóveis construídos no terreno hipotecado ou a todas as benfeitorias que forem feitas no imóvel.
A particularidade da propriedade horizontal e as obrigações que esta acarreta tornam este tipo de hipoteca interessante, sobretudo no momento da venda dos bens. É importante entender que cada legislação mundial regula e estabelece as regras que irão reger a hipoteca em seu país; mas há uma operação globalmente comum nestes.
Caracteristicas
Esta classe de hipotecas possui uma série de elementos e particularidades através das quais pode ser caracterizada e diferenciada de outras modalidades. Além disso, é por meio dessas características que é possível entender de forma mais clara e precisa, neste caso específico, como funciona a hipoteca de propriedade horizontal. Nesse sentido, entre suas características mais importantes e destacadas estão especificamente as seguintes:
- Embora a hipoteca seja estabelecida inicialmente pelo proprietário do terreno; Ele se estenderá a todo o edifício construído sobre ele.
- É um dos créditos imobiliários mais comuns na atualidade, devido ao crescimento da economia e da viabilidade de negócios que os imóveis representam atualmente.
- Ele apresenta uma das ficções legais mais importantes em toda a regulamentação de hipotecas; bem de forma extremamente excepcional, é permitida a chamada divisão da hipoteca.
- Vale ressaltar que toda hipoteca é em princípio indivisível, isso significa que o valor total recai sobre todo o bem e não apenas sobre uma parte.
Elementos de uma hipoteca de propriedade horizontal
Quando se fala em hipoteca no âmbito de uma propriedade horizontal, é necessário distinguir entre dois elementos essenciais; os quais são:
- Elementos próprios; Trata-se daqueles bens que pertencem exclusivamente à pessoa e somente a pessoa tem o direito de usá-los.
- Elementos comuns; Trata-se dos bens que serão detidos e utilizados pelos titulares dos bens do complexo imobiliário sujeito à propriedade horizontal.
Como funciona a hipoteca de propriedade horizontal?
A hipoteca sobre um imóvel horizontal é uma das mais curiosas em termos do seu funcionamento, principalmente no momento da venda dos prédios; totalmente construído ou em construção. Isso se deve ao fato de que a divisão do valor total da hipoteca entre o número de apartamentos ou instalações construídas no terreno objeto da hipoteca é excepcionalmente permitida. Desta forma, cada novo proprietário pagará sua parte da hipoteca e sua propriedade será liberada.
É muito importante saber como funciona a hipoteca de imóvel horizontal, já que é uma das mais complexas em seu funcionamento.
Você também pode estar interessado em: