O Que é e Como Funciona a Mitologia Egípcia?

Olá a todos! Hoje trago-vos um novo tópico no meu blogue. No artigo de hoje, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona a Mitologia Egípcia?

Existem várias mitologias cheias de magia e história, por isso hoje apresentamos-te como funciona a mitologia egipcia, os seus primórdios, os seus modos de vida e a sua fascinante história que nos transporta à era pré-dinástica até à sua proibição no Cristianismo.

Qual é a história e de onde ela vem?

A mitologia egípcia conta a história do Antigo Egito sendo um dos releições mais antigas influenciando mais de 3000 mil anoscaracterizada por sua iconografia representada em divindades humanas com cabeças de animais.

Relacionavam-se com a criação do mundo e dos deuses, abrangendo três importantes épocas faraônicas: o Antigo Império, o Médio Império e o Novo Império. Em cada um eles adoravam as forças naturais.

Caracterizavam-se por prestar homenagem aos seus mortos, dedicando-se ao cuidado dos cadáveres para embalsamá-los e colocá-los em sarcófagos. Eles costumavam acreditar na vida eterna e na vida após a morteisto é, na reencarnação.

Como funciona a mitologia egípcia?

O Que é e Como Funciona a Mitologia Egípcia?

Os egípcios são chamados de politeístas, pois tinham inúmeros deuses, cada um representado de forma diferente, sendo o Sol o seu Deus supremo. Além de animais sagrados que eles mesmos criaram. Ao acreditar na vida após a morte, Eles estavam encarregados de preservar os corpos em ritos fúnebres, isso, para garantir a alma, pedindo e orando ao símbolo Ankh da vida eterna.

Eles acreditavam tanto na vida após a morte que os mortos que recebiam o julgamento de Osíris eram queimados ou tinham seus corações arrancados e até mesmo decapitados. Nessa época, foi criado o “Livro dos Mortos”, importante coleção de fórmulas funerárias.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funcionam As Faturas?

Da forma como é estruturado, revela a majestade da espiritualidade com folhas completas de orações, hinos e até encantamentos, formando a trilogia com “Textos dos sarcófagos” e “Textos das Pirâmides”.

deuses egípcios

Os egípcios tinham várias crenças onde cada um de seus deuses intervinha na natureza, na vida humana e até ao mesmo tempo, são muitas, mas vamos explicar as mais importantes

Anúbis

Ele é um homem com cabeça de chacal, considerado um dos primeiros deuses governantes na vida após a morte. Anubis estava encarregado de dirigir os funerais onde os mortos eram mumificados. Também é dito que ele estava encarregado de acompanhar o falecido para a vida após a morte.

amun

Sua influência durou pouco, apesar de ser um dos deuses mais cultuados, e conhecido como o Deus do vento, sua devoção desapareceu quando Ra apareceu, os deuses deram origem a um Deus muito mais poderoso, conhecido como Amon-Ra. Ele ostentava duas penas, o que o fazia parecer bastante alto, pois elas estavam empoleiradas em sua coroa.

ra

Ele era conhecido como o deus do sol, era o encarregado de proteger os faraós, por isso era representado com a cabeça de um falcão com o corpo de um homem. Ele estava usando uma coroa de disco solar e uma cobra enroscada nela. Relacionava-se com a ressurreição e a morte, capaz de dar vida.

Osiris

Foi a expressão máxima que reinou no mundo dos mortos depois que ele se encarregou de recolher os pedaços esquartejados de seu irmão por causa de Seth que, cego de inveja, o assassinou e desmembrou.

Ísis

Ela era a deusa da fertilidade, amor e magia. Era a mais bela representada por um humano coroado no trono. Ele é casado com seu próprio irmão Osíris, onde um primogênito foi consumado.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona a Computação?

Você já sabe como funciona a mitologia egípcia, um mundo cheio de deuses, morte e ressurreição, capaz de transcender os anos apesar de ser proibido pelo cristianismo.

Você pode estar interessado nestes outros artigos:

Não perca o vídeo que vem a seguir!: O essencial da mitologia egipcia