O Que é e Como Funciona a Posse Contínua?

Bem-vindo ao meu último post no blogue! O artigo de hoje centra-se em dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona a Posse Contínua?

Os imóveis possuem uma série de características devido ao seu estado em que não podem ser deslocados de um local para outro, desta forma, para manter a uniformidade jurídica, são determinados uma série de critérios que devem ser levados em consideração na hora de efetuar sua venda, por isso nós queremos te mostrar como funciona a posse contínua.

Sobre posse

Para entender melhor como funciona a posse contínua, é prudente mencionar que a posse se refere ao poder de fato que um proprietário tem sobre um bem, e neste caso especialmente sobre um imóvel.

Essa pessoa pode então ter direitos sobre a propriedade, bem como o poder de praticar atos materiais que expressem seus poderes sobre a propriedade. Desta forma, também é importante mencionar que a propriedade e a posse (termos que estão ligados entre si) serão reguladas pelo código civil.

Importa ainda referir que a posse pode ser originada, ou derivada, sendo a primeira consequência de uma compra direta do terreno ou propriedade, e a segunda pode derivar de uma transmissão ou oneração.

Em geral uma posse geralmente se refere a direitos reais que um proprietário mantenha relativamente à posse de um bem imóvel, mas também pode ser apresentado por um segundo proprietário no caso de venda do referido imóvel.

O Que é e Como Funciona a Posse Contínua?

O que é uma posse contínua?

Desta forma e para explicar melhor como funciona a posse contínua, é necessário descrever que se trata então dessa pertença, como explicámos na secção anterior, mas de uma forma sem descontinuidade.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como o Ninite Funciona?

Então a posse contínua tratará daquela propriedade que um possuidor possa ter, sem interrupção e permanentemente. Esse valor costuma aparecer após a usucapião, uma vez finalizado o processo de mudança de titular. Também é considerada contínua aquela posse que por algum motivo foi privada, pode ser produto de um penhor imobiliário, mas depois voltou para as mãos de seu proprietário original.

Como funciona uma posse contínua?

Nesse sentido, cabe descrever como funciona a posse continuada, uma vez que se funda na posse não impedida, por força de qualquer ato jurídico de natureza civil. Da mesma forma, está presente a prescrição do domínio de pertença, bem como dos direitos reais, da titularidade pública e pacífica.

Desta forma uma possessão contínua pode ocorrer de duas maneiras: a primeira é o título original e ininterrupto do imóvel, ou que por diversos motivos seja sanada uma inconveniência jurídica, e após este evento volte para as mãos do proprietário original.

Também pode se dar pela figura da usucapião, onde o proprietário originário perde os direitos reais sobre o imóvel, sendo assim transferido para uma nova pessoa, e após o processo de mudança de titularidade, passa a ser atribuída a posse contínua. .

Outros tipos de posse

Dentro dos cânones legais, poderão ocorrer outros processos de posse que determinarão algumas outras formas de posse como a posse muito civil, posse como ou não proprietário, posse mediata e imediata, posse em nome próprio ou alheio.

E você também pode encontrar algumas outras nomenclaturas depois de ver como funciona a posse contínua, como posses justas e injustas, de boa ou má fé, ou exclusividade ou co-possessão.

Se você achou útil aprender como funciona a posse contínua, também pode querer consultar:

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona uma Corretora de Valores?

Não deixe de ver o vídeo que vem a seguir!: O co -coer que é e como é usado