O Que é e Como Funciona a Segurança Social?

Olá amigos! Bem-vindos ao meu mais recente post. O artigo que hoje vos apresentamos dá uma olhada de perto… O Que é e Como Funciona a Segurança Social?

Quando atingimos uma certa idade precisamos nos sentir seguros e protegidos, por isso é melhor saber a tempo como funciona a previdência social e a importância de tê-lo.

O que é segurança social?

A palavra segura vem do latim securus que se traduz em calma, cuidado ou preocupação e social vem da etimologia do latim socius que significa parceiro. Assim, com base nisso, a previdência social é definida como um serviço financeiro prestado pelo governo onde pessoas sem recursos são satisfeitas.

É comumente entregue àquelas pessoas portadoras de deficiência, idosas, em situação de pobreza ou de família numerosa. Isso ocorre depois que a “Lei do Seguro de Saúde” foi imposta na Alemanha pelo chanceler Otto Von Bismarck em 1883.

Mais tarde, os Estados Unidos adotaram o conceito e o popularizaram como a “Lei da Seguridade Social” em 1935. A Organização Internacional do Trabalho define a seguridade social como “a proteção que a sociedade oferece a todos os seus membros, por meio de diferentes medidas públicas”. O governo é obrigado a oferecer diferentes benefícios abrangentes e inalienáveis, promovendo um sistema de ajuda aos cidadãos nas diferentes situações acima mencionadas.

Como funciona a segurança social?

O Que é e Como Funciona a Segurança Social?

As funções da seguridade social levam a proteger os cidadãos sendo beneficiados diretamente pelo governo, sendo mais conhecidos como encargos sociais onde existem diferentes necessidades econômicas após perdas de empregos ou despesas adicionais.

A previdência social é comumente dividida em assistência médica integral, que inclui os diferentes serviços médicos, suprimentos de medicamentos, internações e consultas em todas as áreas. Além disso, serviços de maternidade de todos os processos.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona a Fossilização?

Depois, há as pensões, que permitem, ao atingirem a velhice, os cidadãos desta idade poderem descansar recebendo uma remuneração vitalícia pelos seus anos de trabalho. Estas pensões também ocorrem por invalidez, invalidez parcial e sobreviventes, quando o pensionista falece e resta para o cônjuge e filhos menores de 18 anos.

Por último, temos a indemnização onde o seguro oferece após ocorrer uma perda involuntária do emprego e a indemnização diária devida ao descanso por doença ou causas demonstráveis.

Quem recebe a segurança social?

Existem certas pessoas que não recebe benefícios previdenciáriospor exemplo, os trabalhadores no domicílio, uma vez que não se confundem com os trabalhadores comuns, tal como os trabalhadores sazonais, que se definem como aqueles cujo trabalho não ultrapassa três dias por semana com o mesmo empregador.

Existe a opção para os trabalhadores independentes, ou seja, os que trabalham por conta própria, de se inscreverem na segurança social correspondente ao seu país, com direito a qualquer uma das prestações, devendo pagar 13% dos rendimentos declarados.

Associações, entidades sindicais e organizações independentes também devem registrar todos os seus trabalhadores, onde eles contribuem com 9% e os 4% restantes são colocados pelo trabalhador completando assim os 13% declarados.

Sabendo como funciona a segurança social, entendemos que é importante ao chegar à velhice, complicações que nos impedem de continuar a trabalhar ou ter necessidades económicas.

Você pode estar interessado nestes outros artigos:

Não perca o vídeo que será lançado em breve!: Segur para social me portugal