Olá amigos! Bem-vindos ao meu mais recente post. O artigo que hoje vos apresentamos dá uma olhada de perto… O Que é e Como Funciona a Unesco?
A Organização das Nações Unidas, em seu esforço de prestar ao planeta a ajuda necessária de forma integral, abriga em seu seio muitas outras organizações. Leia aqui todos os detalhes sobre como funciona a UNESCO. Conheça seu trabalho incansável para que a educação seja um direito que não fique no papel, mas que se torne uma realidade para todos os habitantes do mundo.
Significado de suas siglas
A ordem de suas siglas obedece ao seu nome em inglês Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Em espanhol, é reconhecida como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Alcançar a paz no mundo não é uma questão de armas e guerras. Esta organização está plenamente convencida de que os três aspectos que abrange são importantes para o desenvolvimento dos povos em paz.
Alcançar as pessoas, conscientizá-las e educá-las sobre o horror do racismo ou da discriminação devido à diversidade cultural ou às crenças é fundamental para a UNESCO. Conseguir isso reduziria significativamente a intolerância entre os povos que usaram a guerra como única forma de resolver as diferenças. Fundado em novembro de 1945, entrou em pleno funcionamento um ano depois, precisamente em 4 de novembro de 1946.
Como funciona a UNESCO?
Na Place de Fontenoy em Paris, você pode ver o prédio da sede da UNESCO. É conhecida como a estrela de três pontas. É um conjunto arquitetônico que abriga 193 membros das Organizações Unidas em cada sessão de trabalho, que, por recomendação do Conselho Executivo, são admitidos na UNESCO. Também tem 11 membros associados aprovados por uma conferência geral.
Todos esses membros são testemunhas de como a UNESCO funciona. Em questões educacionais, são 11.000 escolas associadas a seus programas. Buscam desenvolver os projetos propostos para garantir ensino e formação de qualidade para todos. Suas publicações sobre a história geral da Humanidade e de territórios como África, Ásia e América Latina têm sido amplamente valorizadas.
Seu papel na preservação do patrimônio em 167 países é de total relevância. A proteção dos lugares emblemáticos de uma região, bem como dos sinais de sua própria identidade, tem prioridade para a preservação cultural. Entre eles estão fundos de museus, sítios arqueológicos, patrimônio imaterial e subaquático e tradições orais. Em suma, a UNESCO se identifica plenamente com sua missão de promover e gerir projetos para o planeta.
Prioridades e objetivos para 2030
É a única organização com mandato pleno e reconhecido nas áreas de educação, ciência e cultura. Suas prioridades globais para 2030 estão nesta ordem: A África continua a aparecer como um território de prioridade global; Os países menos desenvolvidos e pequenos estados insulares seguem em atenção.
Falar de grupos de atenção e questões urgentes é nomear povos indígenas, jovens, igualdade de gênero, mudanças climáticas, HIV e AIDS. Conhecendo o trabalho e a forma como a UNESCO trabalha para alcançar seus objetivos, temos a certeza de que esta organização continuará tenazmente para alcançar tudo o que foi traçado.
Saiba mais sobre a Organização das Nações Unidas em: