O Que é e Como Funciona o Corpo Da Válvula?

Olá a todos! Hoje trago-vos um novo tópico no meu blogue. O artigo de hoje centra-se em dar uma olhadela mais atenta… O Que é e Como Funciona o Corpo Da Válvula?

Quando uma pessoa pensa em aprender a dirigir, a primeira coisa que pensa é começar com um veículo com câmbio automático. Em outras palavras, um veículo que poupa o trabalho de trocar de marcha. Este tipo de transmissão envolve a ação de vários elementos. continue lendo e aprenda como funciona o corpo da válvula.

veículos de transmissão automática

Esta transmissão possui uma caixa de câmbio que se encarrega de fazer mudanças de velocidade enquanto o carro está em movimento. Por esse motivo, o motorista fica liberado da tarefa de fazer alterações manualmente. Muitas pessoas sabem o que é uma transmissão automática, porém, não sabem como ela é estruturada.

O número de elementos que compõem este tipo de transmissão são muitos. Alguns deles são embreagem unidirecional, multidisco, servos, reguladores, solenóides, engrenagens planetárias, conversores, bandas, modulador de vácuo, corpo de válvula, etc.

Como funciona o corpo da válvula?

A caixa ou corpo de válvulas é o componente mais complexo e aquele que cumpre a função de cérebro da caixa de câmbio.. Ele se encarrega de transmitir no momento certo a pressão ATF que as embreagens e freios da transmissão precisam para poder executar as trocas de marcha.

É composto por 4 partes básicas: fiação ou quadro elétrico, solenóides, sensores (pressão, temperatura e velocidade). Por fim, o bloco hidráulico, que por sua vez contém passagens de óleo, molas, esferas, válvulas, etc.

O Que é e Como Funciona o Corpo Da Válvula?

As molas e válvulas estão localizadas dentro de uma cavidade metálica com várias passagens e cavidades. No interior, o ATF flui sob pressão, além de uma série de solenóides cuja função é direcionar o ATF. Além de direcionar por meio de pressão hidráulica a posição do conjunto de válvulas.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona uma Prova Oral?

Corpo da Válvula – Informações Gerais

O funcionamento do corpo de válvulas é responsável pela gestão do funcionamento dos solenóides tendo em conta as condições reais de condução do automóvel..

Normalmente o corpo da válvula tende a se desgastar devido ao superaquecimento e aos restos de sujeira e contaminantes contidos no ATF. Como consequência, gera-se o funcionamento errôneo da transmissão e a perda de pressão. Quando o corpo da válvula falha, são gerados sintomas que não são intensos, mas se tornam evidentes após dirigir continuamente por pelo menos 30 minutos.

Quanto aos sintomas gerados, são batidas e ruídos nas mudanças de marcha. Deslizamento da alavanca ao tentar fazer mudanças e lentidão nas manobras de condução e marcha-atrás.

Se um mecânico confirmar a falha do corpo da válvula, as possíveis soluções são substituir ou reconstruir a peça. Reconstruir é a alternativa mais barata e é ideal quando muitos de seus componentes estão ilesos. Por outro lado, se o dano for grande, o custo da reconstrução seria muito alto, portanto, é melhor substituir a peça por uma nova.

Se o funcionamento do corpo de válvulas do seu carro estiver com defeito, é importante ouvir as recomendações do mecânico antes de decidir o que fazer.

Pode lhe interessar:

Não perca o vídeo que será lançado em breve!