O Que é e Como Funciona o Cretáceo?

Bem-vindo ao meu último post no blogue! No artigo de hoje vamos dar uma vista de olhos detalhada… O Que é e Como Funciona o Cretáceo?

Desde suas origens, a terra passou por uma série de grandes mudanças. Dessa forma, podemos diferenciar estágios com características bem definidas. Um deles é o período Cretáceo. Aqui contaremos os detalhes mais relevantes de como funciona o cretáceo. Que criaturas habitavam a Terra naquela época? Como eram as plantas? Descubra aqui todas as respostas a estas perguntas.

O que é o Cretáceo?

O Cretáceo ou Cretáceo é uma das divisões da escala de tempo geológico do planeta Terra. Situa-se dentro da Era Mesozóica, é a última etapa desta após o Triássico e o Jurássico. Este período começou há 145 milhões de anos e terminou há 66 milhões de anos. Desta forma, dura 79 milhões de anos, tornando-se a época mais longa do Fanerozóico.

Seu nome vem da expressão latina “creta”, que significa “giz”. O cientista que conseguiu definir esse período foi Jean Baptiste Julien d’Omalius d’Halloy, baseado na observação de estratos, que se localizavam na Bacia Parisiense, na França, em 1822. Dessa forma, ele pôde perceber que o sistema rochoso localizado naquela região pertencia a um único período geológico.

Com isso começamos a entender melhor como funciona o Cretáceo. Seguindo esta linha, este período é dividido em duas grandes fases: Cretáceo inferior e superior. Um dos aspectos mais relevantes do Cretáceo foi a divisão continental. No final do período, os atuais continentes já existiam, mas em posições diferentes.

Como funciona o cretáceo?

O Que é e Como Funciona o Cretáceo?

Outra coisa que devemos saber é a situação do mar. Naquela época, o nível do mar havia subido significativamente. Desta forma, áreas que antes eram desérticas foram transformadas em planícies alagadas. Quando atingiu seu ponto mais alto, apenas 18% da superfície da Terra estava acima da água. Algo considerável se levarmos em conta que atualmente esse percentual é de 29%.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona o Lollapalooza?

Por outro lado, algo fundamental para o funcionamento do Cretáceo é a produção de petróleo. Naquela época, o mar de Tethys estava cheio de microplâncton. Mais tarde, isso foi transformado em óleo. De fato, existem estudos que mostram que mais de 50% das jazidas de petróleo conhecidas são reservas originárias do Mar de Tétis.

Vegetação e fauna

Durante o Cretáceo, surgiram as primeiras angiospermas ou plantas com flores. Este tipo de planta conseguiu proliferar por todo o planeta graças às suas sementes cobertas por um óvulo. O que os tornou mais resistentes; Hoje, existem cerca de 250.000 espécies de angiospermas.

Já no Cretáceo os dinossauros tiveram seu momento mais importante, podiam ser encontrados em qualquer região. Algumas espécies famosas que surgiram nessa época são o Triceratops e o Tyrannosaurus.

fim do cretáceo

O período culminou em um evento de extinção, conhecido como extinção em massa do Cretáceo-Terciário. Aqui ocorreu o desaparecimento de todos os dinossauros. As razões por trás disso não são totalmente claras, hipóteses climáticas e o conhecido impacto do meteorito foram apontados.

Finalmente, agora que você sabe como funciona o Cretáceo, convidamos você a ler outros artigos que podem lhe interessar:

Não perca o próximo episódio!