O Que é e Como Funciona o Gel Antibacteriano?

Bem-vindos ao meu novo conteúdo, espero que gostem! O artigo de hoje centra-se em dar uma vista de olhos aprofundada… O Que é e Como Funciona o Gel Antibacteriano?

A higiene pessoal é um fator elementar para qualquer situação do dia-a-dia. Não pode ser omitido ou negligenciado porque seria prejudicial. É por isso que estão surgindo cada vez mais produtos que ajudam a reforçá-lo. Um deles é o famoso gel antibacteriano, um produto muito imediato e fácil de usar. Aqui vamos explicar como funciona o gel antibacteriano realmente.

O que é gel antibacteriano?

O gel antibacteriano é um produto que serve para substituir água e sabão. Em suma, é um anti-séptico que funciona como alternativa à lavagem das mãos em relação à forma tradicional. Pode ser chamado de várias formas, é conhecido como gel de limpeza, gel bactericida, gel antisséptico, gel desinfetante e álcool gel.

No mundo da medicina é amplamente utilizado por ser muito mais imediato. Muitas pessoas duvidam de sua eficácia, mas a realidade é que, segundo estudos, é 90% eficaz. Embora, com o passar do tempo, essa eficácia diminua. Os especialistas recomendam reforçar a lavagem das mãos com gel antibacteriano, já que os mais acessíveis não são tão eficazes.

Como funciona o gel antibacteriano?

O funcionamento do gel antibacteriano se resume na quantidade de álcool que ele possui. O álcool é um componente capaz de eliminar qualquer tipo de bactéria em segundos. Um gel antibacteriano pode conter, em média, 60% ou 65% de álcool, o que é suficiente para matar aproximadamente 90% das bactérias das mãos.

O Que é e Como Funciona o Gel Antibacteriano?

Os géis com um total de 65% de presença de álcool são capazes de eliminar 99,9% das bactérias em 30 segundos. Os especialistas recomendam que, se as mãos não estiverem sujas a olho nu, o gel antibacteriano ajudará a matar fungos e bactérias que não podem ser vistos.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funcionam As Finanças Da Representação Musical?

Como escolher um bom gel antibacteriano?

Os médicos recomendam que, se a pessoa deseja adquirir um gel antibacteriano realmente eficaz, ele deve conter uma porcentagem superior a 70% de álcool etílico. Além disso, seu uso pode causar ressecamento, por isso é preferível ter cremes hidratantes para as mãos que evitem esse problema.

Por outro lado, por razões comerciais, muitas marcas criam géis antibacterianos com odores. Não há necessidade de se confundir ou duvidar, pois o sabor não tem nada a ver com a eficácia do gel como tal. Obviamente, os géis que contêm triclosan devem ser evitados a todo custo, pois esse componente produz efeitos nocivos à saúde.

Use gel antibacteriano corretamente

  • Primeiro, você deve colocar o gel na palma da mão em uma quantidade do tamanho de uma moeda.
  • Em segundo lugar, ambas as mãos devem ser esfregadas vigorosamente. Você precisa se certificar de que o gel cobre toda a superfície com atenção especial para as pontas dos dedos, o espaço entre eles e os polegares.
  • Em terceiro lugar, esfregue até que o produto evapore completamente e não sacuda as mãos para que seque.
  • O processo deve ser repetido duas vezes e antes de aplicar o produto as mãos devem estar secas.

Você pode querer ler entradas semelhantes a como o gel antibacteriano funciona:

Não perca o vídeo seguinte!