O Que é e Como Funciona o Google Earth?

Olá a todos os leitores do meu blogue! Obrigado por estarem aqui. No artigo de hoje, vamos dar uma olhadela mais atenta… O Que é e Como Funciona o Google Earth?

Quem não gostaria de olhar o mundo do conforto da sua poltrona, talvez dar um zoom na casa do vizinho ou no local das suas próximas férias, porque a solução se chama Google Earth.

Desde 2004, o Google, que todos sabemos ser o buscador mais conhecido do mundo, comprou a empresa Keyhole, empresa que criou um programa que permitia visualizar a Terra graças a uma combinação de fotografias aéreas e de satélite .

Após essa compra, o Google teve acesso a imagens de satélite em 3D de todo o mundo e deu continuidade ao desenvolvimento iniciado pela Keyhole, criando a plataforma que hoje conhecemos como Google Earth.

O que é o Google Earth?

Temos que saber que o Google Earth é um aplicativo gratuito que coloca toda a informação geográfica do mundo ao seu alcance, e que atualmente existem duas versões do Google Earth, uma gratuita e outra paga.

Para utilizá-lo, a primeira coisa a fazer é baixar o aplicativo do site do Google e instalá-lo, e cada vez que abrimos o Google Earth, ele se conecta automaticamente aos servidores do Google, dando acesso a uma grande quantidade de informações representadas em geografia, política e dados sociais.

O Que é e Como Funciona o Google Earth?

Como funciona o Google Earth

Poderíamos dizer que seu funcionamento é rigoroso, já que as fotografias dos mapas disponíveis no Google Earth provêm principalmente de duas fontes: satélites e aviões.

No entanto, o restante das informações do mapa digitalizado é obtido de outras fontes, como TeleAtlas e EarthSat, que fazem compilações de fotografias e mapas em formato digital para aplicações comerciais.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona um Dispositivo Inteligente?

Quando se diz que esses dados são de fontes diferentes, eles são entregues em resoluções diferentes, o que explica por que algumas áreas aparecem indistintas e borradas, mesmo com o zoom muito próximo.

Agora, quando você usa o Google Earth, você não está vendo os mapas em tempo real, embora de acordo com o Google a informação não tenha mais de três anos, e os dados sejam atualizados continuamente e o banco de dados cresça continuamente, pois ainda existem áreas onde não é Você pode mostrar suas cidades ou vilas.

As imagens que não podem ser visualizadas vão sendo adicionadas posteriormente, pelo que se pode dizer que o Google Earth, como todas as aplicações Google, está em Beta, ou seja, em desenvolvimento e as informações e melhorias disponíveis estão em constante evolução.

Da mesma forma, as informações são mais ou menos precisas dependendo da localização e muitas grandes cidades podem ser observadas com uma resolução alta o suficiente para distinguir casas, chalés e até veículos.

É por isso que quanto mais numerosas forem as vistas aéreas e fotos de satélite de uma região, mais detalhes podem ser obtidos, pois a resolução muitas vezes depende do interesse dos locais em questão e na maioria dos casos é possível ampliar até distinguir o indivíduo casas.

Serviços do Google Earth

Poderíamos pensar neste aplicativo como um simples entretenimento, mas o uso é muito mais amplo em perspectiva, já que a colaboração que o Google Earth tem com seu próprio mecanismo de busca torna esta ferramenta uma fonte muito extensa de recursos.

Por exemplo, quando você está olhando para uma cidade, você pode pesquisar cafés, restaurantes, lojas, bares e toneladas de informações sobre outros tipos de negócios e, ao clicar sobre eles, você verá informações mais abrangentes, graças ao Motor de busca Google.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona uma Hipoteca?

Quando você encontrar o que procura, pode marcá-lo para lembrar sua localização mais tarde, pois este aplicativo permite que você sobrevoe a Terra e amplie qualquer lugar do mundo.

Não deixe de ver o vídeo que vem a seguir!