Olá amigos! Bem-vindos ao meu último post. O artigo de hoje dá uma vista de olhos… O Que é e Como Funciona os Germicidas?
Os germicidas ajudam a reduzir o número de microrganismos em várias superfícies
Na área da limpeza, existe uma vasta gama de compostos químicos que atuam sobre os agentes microbianos com o objetivo de erradicá-los, ou pelo menos reduzi-los. Dessa forma, muitos produtos de limpeza, como desinfetantes e antissépticos, são aplicados em superfícies específicas para evitar infecções e doenças. É exatamente por isso que falaremos sobre como funcionam os germicidasum desses materiais de limpeza.
O que são germicidas?
Os germicidas são compostos químicos de limpeza utilizados principalmente em hospitais e indústrias alimentícias. Suas propriedades permitem reduzir a quantidade de microorganismos no ambiente e em diversas superfícies.. Ao contrário dos desinfetantes, no entanto, eles não matam agentes microbianos, eles simplesmente retardam sua ação bacteriana a um nível seguro.
Propriedades germicidas
A maioria deles é composta por cloreto de benzalcônio, um surfactante inibidor da atividade viral. Portanto, como agente antimicrobiano, os germicidas impedem o crescimento de microrganismos. Esta é a sua principal propriedade, no entanto, este processo é feito sem danificar as superfícies onde se espalha ou outras formas de vida. Ou seja, esses produtos não são corrosivos, o que os torna um excelente composto esterilizante.
tipos de germicidas
Para saber como funcionam os germicidas, é fundamental que existam vários tipos desse produto de limpeza no mercado. Portanto, de acordo com sua estrutura química, esses compostos podem ser classificados principalmente como:
fenóis
Esses componentes ativos são encontrados em alguns enxaguatórios bucais, sabonetes para as mãos e certos germicidas domésticos. Entre seus compostos, o fenol, um tipo de ácido carbólico, é o mais antigo e mais utilizado. Porém, por produzir consequências corrosivas na pele, o fenol vem sendo substituído pelo o-fenilfenol, um composto menos nocivo à saúde.
álcoois
As propriedades químicas dos álcoois penetram na região hidrofóbica da membrana dos microorganismos, eliminando ou reduzindo sua ação no meio ambiente. Os mais comumente usados como germicidas são etil e isopropil, este último também chamado de álcool de limpeza. Eles não são corrosivos, mas possuem altas propriedades inflamáveis. Este tipo de germicida não é eficaz contra esporos bacterianos e fungos.
halogênios
Por último, mas não menos importante, encontramos os halogênios, agentes germicidas oxidantes. Seus elementos químicos básicos são iodo e cloro, componentes que os tornam desinfetantes poderosos e eficazes. São utilizados no tratamento de água potável (cloramina-T), na limpeza de piscinas (cloro), na limpeza de ralos (hipocloritos) e como antisséptico para cortes e arranhões na pele (iodo).
Concluindo, podemos comentar que os germicidas são excelentes produtos para desinfecção, esterilização e enxágue dos mais diversos ambientes. Suas propriedades não corrosivas os tornam ideais para a limpeza de superfícies delicadas e excessivamente sujas. Em suma, um composto de limpeza para ter em casa.