É um prazer dar-vos as boas-vindas ao meu novo post. Neste artigo, vamos dar uma olhadela mais atenta… O Que é e Como Funciona o Mar de Ardora?
No mar coexistem um número infinito de espécies, de todos os tipos e tamanhos, incluindo espécies que ainda não foram descobertas pelo homem. Muitos desses animais possuem diferentes propriedades que os ajudam a sobreviver, adaptar ou camuflar, como a bioluminescência, por isso explicaremos como funciona o mar de ardora.
algas bioluminescentes
Antes de aprofundar como funciona especificamente o mar ardente, é necessário definir que a bioluminescência é uma particularidade que alguns organismos marinhos e outras espécies possuem, para gerar uma série de reações químicas dentro de seu organismo, e criar uma luz brilhante, através da qual todo o seu corpo brilhará, iluminando, como se fosse uma lâmpada.
Este processo químico é produzido através de uma enzima chamada luciferase, e ao mesmo tempo intervém o oxigênio, que irá oxidar seu substrato. Dessa forma, a enzima se encarregará de acelerar a reação, incluindo o trifosfato de adenosina, resultando na transformação de energia que gerará luz.
Da mesma forma, as algas unicelulares são uma das espécies que podem produzir bioluminescência.já que ingerem a energia de outras bactérias, e por fim criam esse efeito brilhante, que pode variar entre tons de azul ou verde.
O que é o mar de queima?
Para definir com mais precisão como funciona o mar de ardora, é necessário saber que este nome é usado para se referir ao fenômeno produzido nos mares aproximadamente durante a temporada de verão, e no qual se observa que a água do mar emite um luz azul marcante. .

Essa luz azul brilha apenas quando o mar está em movimento, ou no local onde as ondas quebram, ou uma pessoa gera algum movimento com a mão, por exemplo. Desta forma, esta luz azul significa a presença de espécies ou microrganismos com bioluminescência.
O fenómeno do mar ardente, assim denominado pelos antigos navegadores que se depararam com este estranho acontecimento, e que associaram a processos mágicos, sendo para a presença de algas unicelulares ou bactérias do fitoplâncton, que após um processo são capazes de gerar luz.
O mar de ardora foi estudado pela primeira vez em 1915, ano em que se descobriu que não pertencia a um acontecimento mágico, mas sim a um efeito biológico e químico de algas marinhas. Ele conseguiu ser capturado para o ano de 2015.
Como funciona o mar de ardora?
Esse fenômeno marcante ocorre normalmente na temporada de verão, entre os meses de julho e setembro, já que as águas são mais quentes, e pode durar algumas horas, ou mesmo dias. Mais de 235 mares em chamas foram registrados em todo o mundo e iluminando as costas.
O mar ardente costuma ocorrer no noroeste do Oceano Índico, e também próximo às costas da Indonésia, assim como na Somália, sul de Portugal, e nas praias fosforescentes de Porto Rico. Mas o que causa a ocorrência da luz azul? esta luz que nos lembra a luz neon, É produzido por algas unicelulares que pertencem ao grupo das Noctiluca scintillansque são consumidos por bactérias do zooplâncton, que possuem corpo transparente.
As algas possuem um sistema de bioluminescência como método de defesa, o que significa que quando as bactérias as atacam, elas ativam o mecanismo, deixando as bactérias expostas aos seus predadores, que são as larvas de peixes.
Atração turística
O mar ardente é um fenômeno difícil de capturar, então recentemente tornou-se possível fazê-lo. Desta forma, é um evento raro que atrai anualmente a atenção de múltiplos turistas que vêm à noite para presenciar o espetáculo de luz natural.
Depois de ver como funciona o mar de ardora, é fundamental referir que estas algas, bem como a sua capacidade de iluminar, não representam qualquer tipo de ameaça para os humanos.
Se você gostou de como funciona o mar de ardora, também pode conferir: