Bem-vindos ao meu novo conteúdo, espero que gostem! Neste artigo, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona o Seguro Marítimo?
Antes o mar era um obstáculo, hoje é uma das vias de transporte mais utilizadas. Pelo mar você pode carregar todo tipo de coisa. Por isso, existem legislações e serviços específicos para veículos náuticos, como o seguro náutico. Dada a grande importância das rotas marítimas, este tipo de seguro é cada vez mais relevante. Aqui contaremos mais detalhes sobre como funciona o seguro náutico.
O que é seguro marítimo?
O seguro marítimo é um tipo de apólice de seguro que cobre todos os riscos envolvidos no transporte marítimo. A história deste tipo de contratos de seguro remonta à Idade Média, mais especificamente à região do Mar Mediterrâneo. Uma localidade em que o transporte marítimo começou a ganhar cada vez mais importância. Então eles começaram a criar o primeiro seguro naval.
Mais tarde, com a colonização do território americano pelos europeus, o comércio marítimo aumentou. Agora há muito mais mercadorias que se mudaram de um lugar para outro. Como resultado, foram criadas as primeiras instituições oficiais encarregadas de regulamentar as questões relacionadas ao transporte marítimo. Incluindo a emissão de seguro para eles. É assim que começamos a entender como funciona o seguro marítimo.
Neste sentido, A primeira entidade encarregada deste tipo de contrato foi a Casa de Contratación de Sevilla. Esta instituição foi fundada em 1503 e estava encarregada desses assuntos. Mais tarde este foi substituído pelo Consulado de Sevilha, entidade dedicada exclusivamente ao seguro marítimo.
Como funciona o seguro marítimo?
Voltando ao anterior, desde aquela época, o seguro marítimo conheceu uma grande evolução. Atualmente, quase todas as empresas que transportam mercadorias por via marítima possuem seguro marítimo. Esses tipos de políticas podem cobrir vários riscos. Por um lado, podem ser utilizados para reparar danos sofridos por embarcações em caso de acidentes no mar.
Outro aspecto que devemos saber sobre como funciona o seguro marítimo é a cobertura de mercadorias. Desta forma, esse seguro pode ser usado para cobrir qualquer dano às mercadorias em trânsito.
Existe outra forma de seguro marítimo conhecida como seguro de lucro potencial. A função deste é cobrir os lucros esperados uma vez que a mercadoria foi entregue. Portanto, seria uma forma de proteger os lucros dos velejadores.
Devo contratar um seguro marítimo se pretendo viajar de barco?
O seguro marítimo aplica-se a barcos e mercadorias. Portanto, a menos que você planeje viajar em seu próprio barco, não deve alugar um. De qualquer forma, se você vai viajar, o que você precisa é de um seguro viagem.
Riscos excluídos do seguro marítimo
O seguro marítimo não cobre danos derivados da guerra, nem cobre pirataria ou terrorismo. Além disso, não protege em caso de danos causados por explosões nucleares e negligência do capitão. Por fim, esperamos que este artigo sobre como funciona o seguro marítimo o ajude. Convidamos você a ler mais em nosso blog: