Olá a todos os leitores do meu blogue! Obrigado por estarem aqui. No artigo abaixo, verá uma análise detalhada de… O Que é e Como Funciona a Argila?
A argila é um material, ou melhor, é uma rocha sedimentar em decomposição, que graças aos seus agregados tem uma infinidade de utilizações no nosso quotidiano e nos processos industriais. A argila tem cores diferentes de acordo com seu grau de impureza. Descubra mais de como funciona a argila aqui!
Descrição da argila
É uma rocha sedimentar decomposta que é formada por vários agregados de silicatos de alumínio hidratados que vêm da decomposição de rochas que possuem feldspatos, como o granito.
A argila tem muitas cores de acordo com as impurezas que possui, começando com um vermelho alaranjado e indo até o branco quando está completamente pura.
Fisicamente é considerado um colóide, partículas extremamente pequenas com uma superfície extremamente lisa. O diâmetro das referidas partículas de argila pode ser inferior a 0,0038 mm.
A argila pode apresentar partículas não minerais em sua fração textural, sendo os fitólitos, que é conhecido como silicato de alumina hidratado.
Além disso, a argila endurecida pelo processo de fogo foi a primeira cerâmica feita pelo homem, ainda hoje continua sendo um dos materiais mais econômicos com uma ampla gama de usos variados.
Não perca este post, trazemos as melhores informações sobre como funciona a argila.
Como funciona a argila?
Se quisermos entender como funciona a argila, é necessário explicar e entender a classificação desse material, que explicaremos a seguir.
As argilas são classificadas em função de múltiplos fatores, pelo que de acordo com o processo geológico que as produziu e o local da jazida onde foram encontradas, classificam-se da seguinte forma:
primárias. É quando a jazida onde se encontra é o mesmo local onde foi produzido. O caulim é a única argila conhecida como primária.
Escolas de ensino médio. São aqueles que se movem após sua formação, seja por forças químicas ou físicas. Entre eles temos caulim secundário, argila plástica, argila refratária, grés e argila de superfície.
Agora, se prestarmos atenção à estrutura de cada um de seus componentes, poderemos diferenciar argilas fibrosas e argilas filitenses. No entanto, também podemos classificar as argilas em termos de sua plasticidade.
Existem também argilas com blocos (cascalho, argila e blocos de pedra), argilas calcárias, argilitos (argiloxistos) e argilas de descalcificação.
estrutura e química
Os minerais são compostos por folhas de tetraedros com fórmula química geral de Si2O5, onde cada tetraedro se une aos outros três graças aos cantos, formando assim uma rede hexagonal.
Os átomos de ferro e alumínio podem substituir parcialmente o silício na estrutura.
Os átomos de oxigênio encontrados nos tetraedros das folhas podem fazer parte da folha paralela que é formada pelos octaedros.
Se você gostou das informações sobre como funciona a argila, convidamos você a continuar lendo os seguintes posts: