Bem-vindo ao meu último post no blogue! O artigo de hoje centra-se em dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona o Sistema Educacional Finlandês?
Os sistemas educacionais no mundo são diferentes porque cada país o adapta a uma estrutura que lhe convém. Saber como funciona o sistema educacional finlandês Vamos entender porque ele é o melhor do mundo e porque é um exemplo a ser seguido.
Sistemas educacionais
A educação é o pilar do progresso de uma sociedade e é aí que ela tem grande importância. É um elemento que deve receber muita atenção para se conseguir um sistema educacional sólido. E assim garantir que a maioria das crianças vá à escola e aprenda; Isso significa que as necessidades do país devem ser analisadas para começar a construir um.
A construção não depende apenas do governo pois é um trabalho que é feito em conjunto com os professores, administradores, infraestruturas, etc. Todas as entidades e indivíduos envolvidos na educação são essenciais.
Uma educação eficaz é alcançada com base na responsabilidade, dados que ajudam a criar planos, orçamentos, conhecer as políticas e inovar na aprendizagem. O mundo está em constante evolução, por isso a educação tem que se adaptar ao novo. Agora, a Finlândia aprendeu a conceber a educação de uma maneira diferente e a obter sucesso aplicando esses pontos da maneira correta.
Como funciona o sistema educacional finlandês?
No entanto, as seguintes características são o que torna a educação que os finlandeses recebem excepcional.
Que visão os finlandeses têm da educação? Bem, eles sabem que é a chave para o desenvolvimento de seu país porque garante profissionais. Portanto, seu objetivo é que todos estudem, para que todas as crianças tenham a chance de estudar em uma educação pública de excelência..
O governo a subsidia, assim como transporte, livros e alimentação, para garantir a igualdade de direitos. A educação gratuita e acessível é dos 7 aos 16 anos; e é obrigatório.
A distribuição de recursos feita pelo governo depende da necessidade de cada centro para poder equiparar as escolas e elas estão nas mesmas condições. Quanto aos professores: devem ser formados por 3 anos, para se especializar em uma disciplina devem fazer mestrado. Por fim, passam por uma rigorosa etapa de seleção antes de exercer a profissão.
Seu treinamento não termina aqui. ao longo de sua carreira devem treinar constantemente para aprender sobre inovações educacionais. Estes têm um papel importante na sociedade pelo qual são altamente estimados.
Qualidades da educação na Finlândia
Outras características que ajudam a entender como funciona o sistema educacional finlandês são:
- As salas de aula não têm mais de 25 alunos.
- Os alunos são livres para escolher algumas disciplinas.
- A professora trabalha com o mesmo grupo de alunos de 7 a 12 anos.
- Os alunos com necessidades educativas especiais têm uma educação adaptada, uma vez que nem todos aprendem da mesma forma.
- O tempo livre é respeitado. Há intervalos entre as aulas, o intervalo para o almoço é longo e todas as atividades escolares são feitas em sala de aula para que não levem para casa.
- A competição é evitada ignorando exames, notas e fazendo relatórios aos professores de forma descritiva.
- A curiosidade e a participação são recompensadas.
- A infraestrutura das escolas está se adaptando ao plano aberto. Ou seja, não há salas fechadas (utilizam paredes de vidro), uso de sofás e pufes, etc. Isso permite não só a abertura física, mas também mental de alunos e professores.
Muitos países devem saber como funciona o sistema educacional finlandês para que percebam que a educação é a solução para muitos problemas.
Pode lhe interessar: