O Que é e Como Funciona o Visto?

Olá amigos! Bem-vindos ao meu último post. O artigo de hoje dá uma vista de olhos… O Que é e Como Funciona o Visto?

O principal requisito para entrar em qualquer país é o passaporte, sem ele você não pode cruzar nenhuma fronteira. No entanto, alguns países exigem outro documento para permitir a entrada em seu território, por isso explicaremos como funciona o visto

Para que serve o visto?

Um visto ou visto é um documento de autorização concedido pelos órgãos oficiais do país de destino, como embaixadas ou consulados, a estrangeiros. O visto comprova que a pessoa já passou pelo processo de exame e foi aprovada para entrar no país independentemente de ter ou não nacionalidade.

O documento funciona como um padrão entre o país de destino e o país de nacionalidade da pessoa para que ela entre legalmente ou tenha uma estadia sem trânsito. Um exemplo são os Estados Unidos, que solicitam visto da maioria dos estrangeiros.

Como funciona o visto?

Para saber como funciona o visto, vamos usar o país americano como exemplo. Para entrar nos Estados Unidos, vários tipos de visto podem ser concedidos, entre os mais comuns estão: Visto B1/B2 (visto de negócios e turismo).

O visto B1 é para viagens temporárias de negócios e o B2 para atividades turísticas ou tratamento médico. É realizada uma entrevista em que realmente é demonstrado o propósito, a aquisição de fundos econômicos e algum vínculo no país de origem que garanta o retorno. Tem validade de 1 a 10 anos.

O Que é e Como Funciona o Visto?

Outros tipos de vistos são os vistos de imigrante que variam do Visto EB-1 ao EB-5 que variam de acordo com o emprego. A primeira categoria é para trabalhadores pendentes. O EB-2 para profissionais estrangeiros com graduação avançada em ciências, artes ou negócios. Os trabalhadores que não se qualificam para o acima, mas são trabalhadores qualificados obtêm o EB-3.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona o Study The Great Nation?

A próxima categoria é para trabalhadores religiosos, estrangeiros que trabalharam para o governo dos EUA em outros países e viúvos de cidadãos americanos.. E o visto EB-5 é para investidores imigrantes. Também há vistos para estudantes, atletas, empregadas domésticas ou babás, intercambistas, etc.

Processo para obtê-lo

Em primeiro lugar, você deve preencher um formulário no qual estão indicadas todas as informações solicitadas. Como dados familiares, emprego, escolaridade, vínculos económicos, sociais e familiares, local de estadia, locais que pretende visitar, etc. Aí você vai até a embaixada ou consulado para pagar a taxa e agendar o horário; Ao comparecer à consulta, são tiradas uma fotografia e dados biométricos.

Nesse dia você não pode esquecer a confirmação do formulário, o recibo da taxa, o passaporte (atual), passaportes e vistos anteriores e o cronograma da viagem. Além de extratos bancários, comprovantes de trabalho, declarações fiscais, comprovantes de casamento ou divórcio, documentos de propriedade, comprovantes de estudos, entre outros. Todos os documentos devem ser originais e estar em boas condições.

O funcionário consular é responsável por revisar todos os documentos e entrevistá-lo de acordo com esses papéis.Ao terminar de conferir as respostas, você concluirá se deve ou não adquirir o visto.

O visto funciona assim, antes de viajar investigue se o país de destino tem exigência de visto para a sua nacionalidade. Se o fizer, já sabe o que tem de fazer para que aprovem o documento.

Pode lhe interessar:

Não perca o vídeo que será lançado em breve!: Como funcionam os vistos viaje comigo