Bom dia/tarde/noite! Espero que estejam prontos para ler o meu novo artigo. O artigo de hoje centra-se em dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona o Xadrez?
Talvez você não planeje participar de torneios mundiais, mas se o que você procura é um esporte que aguça sua mente, nada como o xadrez. Se você ainda não jogou e a ideia de fazê-lo o encoraja, aqui explicaremos de uma maneira muito simples como funciona o xadrez. Continue a ler e aprenderá os movimentos básicos e algumas dicas a ter em conta.
um jogo de estratégia
Coincide em acreditar que o Xadrez ou Chaturanga, como foi chamado na sua criação no século VII, é uma contribuição da Índia. A primeira coisa que você deve saber é que o xadrez é um jogo que envolve muito mais do que apenas se mover e chegar ao outro lado. O objetivo é desabilitar o rei, não dando a ele uma fuga para que você possa dizer “xeque-mate”.
A estratégia que você desenvolve para vencer, você vai aplicar em um tabuleiro de 64 caixas de cores alternadas com tons claros e escuros. Você estará diante de um jogador que, como você, terá 16 peças. Os jogadores decidem ou tiram à sorte quem ficará com as peças pretas ou brancas, tendo em conta que as brancas iniciam sempre o jogo; portanto, eles sairão primeiro e poderão fazer seu ataque imediatamente.
Como funciona o xadrez?
No xadrez, cada peça tem uma forma, nome e movimento específicos. Vamos ver quais são as peças e onde colocá-las. Eles sempre serão distribuídos nas duas primeiras linhas do tabuleiro. Na primeira, você colocará as duas torres, uma em cada canto. Ao lado de cada torre, um cavalo, e ao lado de cada cavalo, um bispo.
As duas peças maiores são a rainha, também conhecida como rainha, e o rei. Nas duas casas restantes da primeira linha, a rainha será colocada na casa da mesma cor da peça, e o outro espaço é para o rei. A segunda fileira é a posição dos 8 peões.
peças e movimentos
Você já localizou suas 16 peças, agora para movê-los respeitando a forma como o xadrez funciona.
- Rei: a peça maior, mas que precisa de muita proteção. Seu adversário irá atrás dele; embora você possa movê-lo na diagonal, para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita, seu movimento é de apenas um quadrado por vez.
- Rainha: de alguma forma é a peça com mais poder. Mova-o para o lado que quiser, por mais espaços que haja, a única condição é que não possa passar por cima de outra peça da mesma cor.
- Torre: todos os movimentos são permitidos, mas apenas em linha reta e não na diagonal. Sem pular nenhuma outra peça.
- Bispo: é o rei dos movimentos diagonais, pois deve permanecer sempre em uma caixa da mesma cor. Desde que você não atropele outra peça, você pode ir o mais longe que puder.
- Cavalo: esta peça rompe com os movimentos das outras. A forma de se movimentar será sempre desenhando um “L” no tabuleiro. Um avanço de dois quadrados e depois mais um cruzamento a 90 graus. Além disso, você pode pular em cima de outras peças.
- Penhor: Você pode pensar que são peças fracas, mas elas cumprem seu papel. Seu movimento é sempre para frente na vertical, eles se movem na diagonal apenas para capturar, desde que tenham uma peça adversária nessa posição. Existem duas habilidades especiais do peão: a promoção e a captura “en passant”, mas explicaremos quando você tiver praticado um pouco mais.
Importante ter em conta
Sabendo como funciona o xadrez em termos de suas peças, o melhor é usar todas, não deixá-las sem mexer. Se você colocá-los no tabuleiro, terá mais chances de atacar. Seu objetivo ao movê-los é buscar o controle do centro do tabuleiro, Assim você terá melhores posições para fazer boas jogadas e dificultará a movimentação do seu adversário..
Outros jogos para entreter você podem ser: