Olá amigos! Bem-vindos ao meu mais recente post. O artigo que hoje vos apresentamos dá uma olhada de perto… O Que é e Como Funciona um Apresentador de Rádio?
Normalmente, por trás de um programa de rádio, existem várias pessoas que permitem que você o desfrute. A maioria deles trabalha praticamente anonimamente enquanto outros têm contato com o público ouvinte, mas todos têm um papel relevante. Continue lendo e descubra como funciona um locutor de rádio.
Programa de Rádio
O rádio é um tipo de comunicação pública à distância que consiste na emissão, transporte e recepção de ondas eletromagnéticas. Estes chegam na forma de vozes, efeitos sonoros ou música sem a necessidade de usar conexões ou cabos, eles viajam de uma estação para o receptor ou ouvinte.
Em qualquer organização, o trabalho é dividido de forma a distribuir responsabilidades e uma estação de rádio não é exceção. Nele existem diferentes funções de rádio, cada uma com suas funções específicas e localizadas em diferentes áreas. Para que o trabalho conjunto gere um excelente programa de rádio no ar.
As diferentes funções são: roteiristas, operadores, coordenadores de estande, apresentadores, músicos, diretores, atores, produtores, engenheiros de som e radialistas, estes últimos explicaremos a seguir.
Como funciona um apresentador de rádio?
Um locutor de rádio é um dos profissionais que não participa diretamente de um programa de rádio, apenas o faz durante os minutos de descanso. Eles geralmente fazem isso realizando promoções, anunciando música, publicidade contratada, press releases ou novidades. Para se tornar um excelente apresentador, você deve possuir certas qualidades essenciais que permitem complementar a falta de contato visual com o público.
“Disciplina” para o exercício constante da modulação e gestão da voz, que deve ser clara e forte. “Versatilidade” que facilita a modulação da sua voz e enfatiza palavras-chave para dar distinção ao que você quer vender. “Bom intérprete”, ou seja, ter um tom de voz de qualidade, embora às vezes seja necessário fingir devido ao conteúdo a ser interpretado. “Boa dicção”, a forma de pronunciar o texto, as letras e as palavras deve ser clara sem dar lugar a interpretações erradas.
Quanto à “leitura”, um locutor pode ter uma voz maravilhosa, mas se não souber ler não será eficiente. Você deve prestar atenção especial e respeitar a acentuação, pausas, pontos de exclamação e entonação. Por fim, um alto nível de “disposição” para poder aceitar sugestões, ser direcionado, entender instruções e cumpri-las e, principalmente, aceitar erros e corrigi-los.
Funções de um locutor
Para que a forma de trabalho de um locutor de rádio seja eficiente, ele tem que cumprir suas funções. Tais como animar e conduzir oralmente a continuidade de qualquer programa de rádio; publicar noticiários, boletins, notícias isoladas ou coletivas. Apresentar programas, além de divulgar seus números, bem como divulgar e fazer o link de continuidade das notícias.
Além disso, comunicar anúncios ou mensagens publicitárias, anúncios comerciais, sejam eles comunicações, institucionais ou promocionais. Realizar locuções e/ou dobragens de filmes publicitários, fitas de vídeo ou videocassetes, entre outros. Transmitir notícias, realizar reportagens e entrevistas.
Para experimentar como funciona um locutor de rádio, a primeira coisa que você deve analisar é a sua voz, se ela atender às condições, você já tem a ferramenta principal.
Pode lhe interessar: