O Que é e Como Funciona um Fundo de Emergência?

Olá amigos! Bem-vindos ao meu último post. O artigo de hoje dá uma vista de olhos… O Que é e Como Funciona um Fundo de Emergência?

A economia familiar pode ser perturbada quando ocorre um imprevisto. Por mais cautelosos que sejamos, é preciso tomar algumas medidas para evitar desequilíbrios financeiros. Hoje trazemos para você como funciona um fundo de emergênciauma solução rápida e muito útil.

O que é um fundo de emergência?

O fundo de emergência é um montante de dinheiro que se reserva para responder a situações inesperadas sem ter de recorrer à poupança. É o que podemos qualificar coloquialmente como um colchão econômico. Esse dinheiro é depositado em uma conta bancária de fácil acesso.

Com o fundo de emergência, a família tem proteção contra imprevistos econômicos. Alguns tendem a ter grande parte de seus ativos investidos no mercado de ações. Porém, a recomendação é ter um fundo de emergência que represente dinheiro em liquidez.

Quando o fundo será usado?

Ao saber como funciona um fundo de emergência, temos a ferramenta para cobrir despesas que estão fora do orçamento pessoal. Com isto queremos dizer que este fundo está longe de ser usado para comprar sapatos, viajar ou comprar um carro.

Algumas situações que requerem o uso do fundo de emergência são as seguintes:

O Que é e Como Funciona um Fundo de Emergência?
  • Consertando um aparelho inesperadamente danificado.
  • Ser demitido do trabalho.
  • Pagar por uma situação médica de emergência.
  • Pague os danos do carro.
  • A falência da empresa.
  • Pagamento de hipoteca ou aluguel ao ficar desempregado.

Como funciona um fundo de emergência?

Até agora, sabemos como funciona um fundo de emergência. A próxima coisa é saber os passos a seguir para criá-lo. Deve-se ter em mente que, no caso de dinheiro que nos permitirá cobrir um imprevisto, esse valor deve ser um pouco alto.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona o Martelo de Demolição Pneumático?

Por exemplo, em caso de desemprego, este fundo deve compensar as despesas do agregado familiar durante pelo menos três meses. Este tempo é suficiente para encontrar outra fonte de renda.

A primeira coisa é selecione um produto financeiro onde fazer depósitos. Muitos optam por contas de poupança remuneradas ou depósitos a prazo que não incluem penalidades no cancelamento. O importante é ter acesso ao dinheiro quando quiser e sem problemas.

A conta de destino deve ser apenas para o fundo de emergência. Ter o dinheiro numa conta associada a despesas domésticas não permitirá a poupança devida. Em relação ao valor a ser disponibilizado para o fundo de emergência, os especialistas recomendam 10% da renda. Este valor mensal em qualquer caso dependerá do orçamento pessoal e das despesas fixas e variáveis ​​de cada mês.

Uma vez por ano é necessário rever o valor mensal destinado ao fundo de emergência. É provável que alguns ajustes devam ser feitos de acordo com as variações sofridas pelo orçamento pessoal.

Vantagens de ter uma reserva de emergência

Além do acima, há muitos benefícios de um fundo de emergência:

  • Segurança e tranquilidade permanente; já que não há possibilidade de ficar sem dinheiro por conta de imprevistos.
  • Proteção e equilíbrio nas outras contas bancárias, principalmente em épocas festivas onde as despesas ficam um pouco descontroladas.
  • Solução eficaz em todos os momentos.
  • Evite solicitar empréstimos que se tornem dívidas difíceis de pagar.

É muito importante então saber como funciona um fundo de emergência para se proteger financeiramente contra situações não planejadas. Com o fundo de emergência você pode viver sem preocupações.

Outros itens com temas semelhantes que você pode gostar:

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona a Dc Comics?

Não perca o próximo vídeo!