Olá a todos os leitores do meu blogue! Obrigado por estarem aqui. No artigo de hoje, vamos dar uma olhadela mais atenta… O Que é e Como Funciona um Tiristor?
É um dos dispositivos mais necessários dentro de um circuito ou sistema elétrico. Este tem a função de funcionar como um interruptor. Se você não sabe o que é, nós lhe contaremos como funciona um tiristor. Conheça nas linhas a seguir os aspectos fundamentais deste aparelho eletrônico e um pouco mais.
O que é um tiristor?
É um dispositivo elétrico que atua como um semicondutor de potência. Isso é usado no mundo da eletrônica como um interruptor. Na verdade, também é conhecido como interruptor de alimentação. O mesmo usado para conduzir ou interromper a corrente elétrica. Por ser um dispositivo de energia, espera-se que o tiristor funcione com circuitos que lidam com grandes quantidades de corrente e tensão.
Com base no exposto, é possível perceber que um tiristor difere dos semicondutores comuns. Agora, para saber como funciona um tiristor, é fundamental ressaltar que o nome desse dispositivo costuma ser generalizado com as iniciais de SRC, porém, é preciso ressaltar que esse é apenas um tipo de tiristor e é não é o único que existe.
Como funciona um tiristor?
Tendo em vista que seu objetivo é conduzir ou interromper um sinal elétrico, a resposta para o funcionamento de um tiristor está no fato de este dispositivo possuir três terminais que possibilitam sua atuação. Esses terminais são: um ânodo, um cátodo e uma porta. Nesse sentido, a operação dessa ferramenta se assemelha muito à ação de um relé ou de uma chave mecânica.
Assim, o mecanismo de ação é que, ao receber um sinal de corrente, ele ligará automaticamente, em decorrência do pulso momentâneo de corrente que passou pela porta, que ocorre quando há uma tensão positiva entre o ânodo e o cátodo. . Já o tiristor só pode desligar quando a tensão é interrompida, o que abre o circuito para que a corrente passe no sentido inverso.
tipos de tiristores
Na eletrônica podemos encontrar uma grande variedade de tiristores, entre os quais estão:
1.- Controle de fase ou comunicação rápida (SCR)
Este é o tiristor mais comumente usado, pois é capaz de mudar rapidamente. Sua principal característica é ser capaz de conduzir eletricidade em apenas uma direção.
2.- Tiristor Bidirecional de Fase Controlada (BCT)
Este é composto por dois tiristores no mesmo pacote. Apesar de estarem juntos, a ação deles não interfere um no outro, pois cada um tem seus terminais de “portão” a serem acionados.
3.- Fototiristor
Este tiristor é ativado através de sinais luminosos.
Como funciona a ativação de um tiristor?
Existem diferentes maneiras pelas quais um tiristor é ativado. Por exemplo, se um feixe de luz (fototiristor) incide nas junções de um tiristor, a ponto de atingir o próprio silício, fará com que o número de buracos de elétrons aumente e, portanto, ative o tiristor. Outra forma é, através da temperatura, produzir um efeito semelhante a um feixe de luz nos buracos-elétrons.
Obviamente, muito mais linhas são necessárias para continuar explicando como um tiristor funciona. No entanto, nos segmentos anteriores, expusemos a você os dados mais básicos deste dispositivo.
Não se esqueça de conferir os seguintes artigos relacionados: