O Que é e Como Funciona uma Hipoteca Variável?

Bem-vindo de volta ao meu blogue! Hoje trago-vos um novo tópico interessante. No artigo abaixo, verá uma análise detalhada de… O Que é e Como Funciona uma Hipoteca Variável?

No setor financeiro e bancário, são utilizados diferentes tipos de empréstimos, que são regidos principalmente por hipotecas. Estas hipotecas são colocadas como forma de garantir o reembolso dos referidos empréstimos. Dentro do setor bancário podemos encontrar diferentes tipos de hipotecas. A seguir vamos explicar como funciona uma hipoteca variável.

O que é uma hipoteca?

Antes de explicar como funciona uma hipoteca variável, é necessário explicar o que é uma hipoteca. A hipoteca é um direito que vincula a propriedade de um bem (imóveis, materiais, artes, joias, entre outros) para garantir o cumprimento de uma obrigação.

essas hipotecas são conhecidos no setor bancário como “empréstimo hipotecário”, Eles são concedidos pelos bancos quando seus clientes solicitam um empréstimo para financiar a compra de uma casa ou veículo. Com isso, o mutuário concorda em reembolsar o valor emprestado, acrescido do valor dos juros em parcelas mensais e durante um período de tempo específico.

O que é uma hipoteca variável?

A hipoteca variável ou “empréstimo hipotecário variável” é uma modalidade de empréstimo em que existe um taxa de juros composta por um diferencial fixo adicionado a um índice de referência. Assim, o valor das parcelas mensais a serem pagas pode diferir em função das variações do índice de referência.

Como funciona uma hipoteca variável?

Uma vez que este tipo de crédito à habitação faz com que o valor da mensalidade oscile entre um mês e outro, é fundamental ter em atenção que muitas vezes o índice de referência reside na Euribor. É estabelecido quando o contrato de empréstimo é criado.

O Que é e Como Funciona uma Hipoteca Variável?
Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona o Espelho?

Este contrato estabelece a frequência com que a taxa de amortização do empréstimo será recalculada, principalmente a cada 6 meses. Após cada uma das revisões de taxa de juros, o valor da parcela a ser paga pode aumentar ou diminuir com base nos índices de referência.

Recursos de hipoteca variável

Para saber mais sobre como funciona uma hipoteca variável, é essencial comentar algumas de suas características mais específicas.

1.- A taxa de juros a pagar é atualizada conforme acordado no contrato, tendo como referência o último valor da Euribor ou, na falta disso, o índice selecionado.

2.- Cada vez que a taxa de juros é atualizada, o valor da prestação mensal varia.

3.- Costumam oferecer uma taxa de juros menor em relação às hipotecas fixas.

4.- Possuem um prazo mais generoso e extenso para reembolsar o empréstimo em comparação com outros tipos de hipotecas.

Vantagens e desvantagens

Empréstimos hipotecários variáveis ​​têm a vantagem inerente de oferecer um período de tempo mais longo para pagar todo o empréstimo. Por sua vez, graças ao fato de que o índice de referência pode diminuir, muitas vezes o valor da parcela mensal pode ser muito menor do que nas hipotecas fixas. Porém, isso por sua vez é uma desvantagem, pois quando o índice aumenta, a mensalidade será maior.

Na hora de cuidar das finanças pessoais e domésticas, é fundamental avaliar os prós e contras de cada uma das alternativas. Por esse motivo, explicamos como funciona uma hipoteca variável.

Não saia sem avaliar:

Não deixe de assistir ao próximo vídeo!