O Que é e Como Funciona uma Máquina de Tatuagem?

Olá a todos! Hoje trago-vos um novo tópico no meu blogue. No artigo de hoje, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona uma Máquina de Tatuagem?

Desde a antiguidade, o ser humano tem a necessidade de gravar na pele símbolos e letras, que lhe permitam manter uma memória visual ao longo do tempo, uma vez que essas marcas são permanentes. As tatuagens são realizadas com várias técnicas, por isso vamos mostrar-lhe Como funciona uma máquina de tatuagem?

A evolução da máquina de tatuagem

Para começar a explicar como funciona uma máquina de tatuagem, é importante fazer uma breve revisão de sua história, já que ela vem de uma complexa discussão sobre a propriedade de sua invenção.

No ano de 1876, Thomas Alva Edinson patenteou um aparelho que funcionava como uma máquina rotativa, com a finalidade de suprir o trabalho de transcrição, podendo assim substituir o trabalho braçal realizado pelas secretárias.

Porém, algum tempo depois, e usando a mesma fórmula de Edinson, Samuel O’Reilly modificou seu funcionamento, adicionando um tubo de tinta, para usá-lo com o objetivo de introduzir tinta na pele. Algum tempo depois, Thomas Riley melhorou o sistema, adicionando bobinas e eletroímãs para melhor desempenho.

É por isso que hoje, apesar da revolução que marcou a máquina de tatuagem com sistema rotativo, semelhante a uma caneta, as bobinas eletromagnéticas são utilizadas classicamente, devido à sua praticidade e peso.

O Que é e Como Funciona uma Máquina de Tatuagem?

Como funciona uma máquina de tatuagem?

Se você deseja entender como funciona uma máquina de tatuagem, deve começar conhecendo suas características mais gerais. E é isso, mede em torno de 10 cm de comprimento, e pesa aproximadamente 150 a 200 gramas, embora modelos mais leves tenham sido desenvolvidos. A sua frequência em termos de oscilação que a agulha tem é baseada em 100 a 120hz.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona a Educação Integral?

Esse equipamento é composto por uma agulha, um tubo que transporta a agulha, uma armação, o sistema de acionamento e a alimentação elétrica, que normalmente será acompanhada por um pedal, que ajudará o tatuador a regular a intensidade das injeções.

Regularmente, quando você observa o processo de tatuagem, parece extremamente simples: basta ativar a máquina e desenhar na pele. Porém, o trabalho interno da equipe para injetar a tinta na pele é mais complexo.

Uma máquina de tatuagem possui uma agulha que se move para cima e para baixo, através de um tubo oco, que por sua vez é envolto em uma alça que permite ao tatuador segurá-la. A agulha é acionada pelo dispositivo eletromecânico.

Desta forma, a agulha vai penetrar na epiderme 1mm, muito rapidamente, entre 50 e 3 mil vezes por minuto, para injetar a tinta na parte mais profunda da pele, para que ela permaneça permanentemente. É importante saber que a tinta da tatuagem é feita com vários pigmentos, que podem ser de origem vegetal, mineral, metálica ou plástica.

Tipos de máquinas de tatuagem

Para além do funcionamento interno, estes equipamentos evoluíram naquilo que tatuam especificamente, ou seja, existem máquinas para tatuar linhas, pontos ou fazer linhas muito delicadas, existem também máquinas para sombrear, e máquinas mistas que fazem linhas , tons e cores ou preenchimento

É interessante aprender como funciona uma máquina de tatuagem, pois assim você pode se aprofundar sobre esse mundo, que criou toda uma cultura em relação à linguagem que desenha permanentemente na pele.

Se você gostou, você também pode ler:

Não perca o vídeo que será lançado em breve!