O Que é e Como Funcionam as Aquarelas?

Olá a todos os leitores do meu blogue! Obrigado por estarem aqui. No artigo abaixo, verá uma análise detalhada de… O Que é e Como Funcionam as Aquarelas?

O desenvolvimento da pintura permitiu que novas substâncias e técnicas oferecessem diferentes opções de expressividade artística. Uma das técnicas mais utilizadas para obter sutileza e degradês perfeitos na pintura é a aquarela. Se você deseja conhecê-lo para aprender a aplicá-lo, convidamos você a conhecê-lo neste post como funcionam as aquarelas

Obtenha sutileza usando esta técnica pictórica

É verdade que na arte vale tudo, por isso dentro do meio pictórico é fundamental conhecer as diferentes técnicas utilizadas para pintar. Quando se trata de lidar com cores de forma leve e etérea, as aquarelas são as substâncias ideais para conseguir esse tipo de acabamento.

O conceito de aquarela inclui duas definições, que são usadas da mesma forma na pintura. Por um lado, as aquarelas são substâncias especiais ou aglutinantes diluídas em água.

Por outro lado, aquarela qualifica a técnica que utiliza esse tipo de pintura sobre qualquer suporte ou papel. Em ambos os casos, as aquarelas são utilizadas por artistas e amadores para obter cores sutis, amalgamadas e transparentes que conferem desenvoltura e leveza a uma composição pictórica.

Como funcionam as aquarelas de acordo com sua composição e uso?

O Que é e Como Funcionam as Aquarelas?

Para entender como funcionam as aquarelas, é preciso ver a composição da tinta e sua aplicabilidade dentro da tela. Quanto ao produto, as aquarelas são compostas por três substâncias ou ingredientes principais:

  • Pigmentos, com uma textura fina e diferentes tonalidades para obter diferentes cores.
  • Goma arábica, para intensificar a cor ou pigmento.
  • Glicerina ou mel, que permite que o pigmento adira ao papel.
Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona o Dna?

Para usar aquarelas é fundamental ter à mão pincéis e água. A técnica da aquarela consiste em misturar uma certa quantidade de água com a cor desejada (dependendo da intensidade que você quer dar aquela cor).

Quando a mistura é criada, o pincel é molhado e o papel é varrido com ele. Graças à quantidade de água que se adiciona, o pigmento terá um aspecto transparente (mas não opaco) pela evaporação da água.

Ao secar, obtém-se um efeito sutil e etéreo onde a tinta atinge um acabamento esbranquiçado graças à cor do suporte.

Quais suportes podem ser usados ​​para esta técnica?

A maneira como as aquarelas funcionam requer uma tela forte que possa suportar diferentes camadas de água e pigmento. Por isso, os artistas e pintores que utilizam essa técnica optam por papéis de alta gramatura. Para amadores ou especialistas em pintura, é recomendável que adquiram e usem os seguintes tipos de papel:

  • papel prensado a frio; já que sua textura permite que o pigmento adira corretamente.
  • Papel áspero; por ser rústico é ideal para conseguir um efeito sutil e manchado na obra.
  • Papel de granulação fina, ou papéis com gramatura entre 190 e 800 gramas.

Algumas técnicas para se iniciar no mundo das aquarelas

Se você deseja usar aquarela em um desenho, é bom mencionar que existem várias formas de aplicar essa técnica com facilidade. As seguintes aplicações de aquarelas permitem obter diferentes acabamentos, com o mesmo princípio de sutileza e transparência:

  • lavagem plana; consiste apenas em colocar a aquarela diluída diretamente no papel.
  • seco molhado; esta técnica sugere aplicar a lavagem, esperar que seque e, em seguida, aplicar um pigmento mais forte.
  • Lavagem graduada; Consiste em depositar a maior quantidade de pigmento em um lado do papel, e arrastá-lo progressivamente para obter um degradê.
  • Molhado sobre molhado; Essa técnica consiste em molhar o papel e colocar diferentes camadas de aquarela no mesmo ponto.
Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona o Marketing Indireto?

A maneira como as aquarelas funcionam pode ser complementada com outras ideias e técnicas. Então, aqui estão alguns posts relacionados à arte e pintura:

Não perca o vídeo que será lançado em breve!

Deixe um comentário