Olá a todos! Hoje trago-vos um novo tópico no meu blogue. O artigo de hoje centra-se em dar uma olhadela mais atenta… O Que é e Como Funcionam as Técnicas de Desenho?
Existe um desenho técnico para projetar e que é utilizado por arquitetos ou designers; há também aquele desenho de livre expressão para desinibir sentimentos e tensões. Mas,como funcionam as técnicas de desenho nessas linhas do papel? Aqui vamos contar alguns métodos para que você direcione seu desenho para o objetivo que você definiu para si mesmo.
variedade de materiais
O desenho carrega muita carga subjetiva e pessoal. O mesmo desenho pode ser expresso de maneiras diferentes dependendo da técnica escolhida. No entanto, veremos mais adiante que as técnicas de desenho não são algo isolado, mas que sua prática vem acompanhada de diversos materiais. À medida que um estilo é refinado, fica claro que desenhar é aprender fazendo.
A confiança no meio escolhido para desenhar é fundamental. O domínio dos materiais dará largas à criatividade nos efeitos que se pretendem alcançar. O meio mais difundido em uso é o lápis de grafite. Existem lápis de grafite extra macios, macios, duros e extra duros. Os fios dos macios são mais grossos que os dos duros e caso você queira desfocar, sua linha oleosa e macia é a mais indicada.
Lápis de cor, giz de cera, bastões de carvão e giz fazem parte da diversidade de suportes de desenho.. O papel de cada um deles também é muito importante. Por exemplo, se você desenhar com um lápis grafite, o papel ideal é liso ou de granulação fina. Para cores e giz de cera, papéis finos ou brilhantes são perfeitos. Se for com carvão ou giz, é melhor escolher papel de grão médio ou grosso.
Como funcionam as técnicas de desenho?
Aproximar-se da forma e dos detalhes do modelo que se deseja representar e interpretar requer então a aplicação de linhas fundamentais. Só assim haverá sucesso naquilo que você deseja definir e expressar.
- Desenho geométrico: formas geométricas são usadas para ajudar a controlar as proporções. O pai da pintura moderna, Paul Cézanne, afirmou que você pode desenhar o que quiser se aprender a pintar a esfera, o cone e o cilindro. Três formas presentes em tudo o que há na natureza.
- Desenhar com sombras: na forma como as técnicas de desenho funcionam, as sombras expressam maravilhosamente o manuseio da luz e dos contrastes. Onde você deseja expressar luzes intensas, o papel é deixado em branco sem tocá-lo. O restante do desenho será sombreado com o desfoque.
- Desenhar com degradês: de um tom intenso à mesclagem com o branco do papel é colocar em prática a técnica do degradê. O melhor é o uso de lápis oleosos que permitem traços suaves a bem precisos. Se pretender aplicar a técnica claro-escuro, sangue, giz ou carvão serão os privilegiados.
- Distância de desenho: detalhes de nitidez e dimensionamento no primeiro plano farão com que detalhes menores e menos definidos no plano de fundo pareçam distantes. Alcançar o efeito de profundidade permite criar os mais belos desenhos de paisagens.
Técnicas e efeitos
Você pode desenhar perfis, paisagens urbanas, vegetação, naturezas mortas comuns ou qualquer figura que você tenha considerado. Se você souber como funcionam as técnicas de desenho, elas abrirão uma gama de fenômenos visuais com os quais os desenhos impactarão com suas texturas e tons gerais. Mergulhe neles e você será um artista fascinado por suas linhas no papel.
Mais informações interessantes sobre arte nos seguintes artigos: