Olá amigos! Bem-vindos ao meu mais recente post. O artigo que hoje vos apresentamos dá uma olhada de perto… O Que é e Como Funcionam os Sistemas Bancários?
O banco é uma instituição financeira de crédito cujo principal objetivo é atrair clientes que depositam seu dinheiro lá. Que gerencia e controla através de vários serviços. Pela importância que tem na sociedade, deve ser conhecido como funcionam os sistemas bancários.
sistemas bancários
Os sistemas bancários são chamados de um conjunto de instituições, instituições financeiras, caixas econômicas e instituições de crédito que buscam canalizar as poupanças dos credores. Além de fornecer segurança para movimentos de dinheiro, sistemas de pagamento.
Um sistema bancário também inclui os ativos financeiros que são comprados e vendidos, bem como os mercados em que essas transações ocorrem.
Também são conhecidas como bancárias, outra característica dessas entidades é que operam dentro da mesma economia. É dividido em Nível Estadual e Nível Internacional, se as transações forem realizadas no mesmo nível as entidades mantêm relacionamentos e operam entre si.
Os sistemas bancários são importantes porque captam recursos monetários de pessoas que tendem a poupar e os direcionam para aqueles que gastam mais do que têm..
Como funcionam os sistemas bancários?
Para realmente saber como funcionam os sistemas bancários, é necessário identificar os diferentes bancos que existem dentro de cada sistema.
Bancos regulares são o conjunto de instituições financeiras comuns com as quais o público em geral opera. Oferecem serviços de poupança e provisão de cheques para pessoas físicas, bem como empréstimos, guarda de objetos, aluguel de cofres, etc.
Os bancos de crédito especializados são aquelas instituições que apenas oferecem empréstimos ou créditos com intenções específicas. Uma dessas instituições são os bancos hipotecários, aqueles que concedem empréstimos e créditos com garantia hipotecária.
E os bancos centrais ou emissores que tenham apenas a função de emitir dinheiro, em papel ou em moeda corrente.
As funções gerais de um sistema bancário é garantir que a alocação de recursos seja eficiente, ajude o desenvolvimento e a estabilidade monetária do país. Também estimula a poupança e o investimento.
Estrutura de um sistema bancário
Em primeiro lugar, são constituídos por ativos e passivos financeiros, uma vez que são os instrumentos emitidos pelos diferentes agentes econômicos. Estes são caracterizados por risco, retorno e liquidez.
Esses agentes são a família por ser elementar para o consumo, as empresas por produção e o Estado por intervenção como fornecedor, demandante e produtor.
Outro elemento que se encontra na estrutura são aqueles que explicamos anteriormente, as instituições financeiras. Que são os mediadores entre os agentes económicos com o objetivo de satisfazer as suas necessidades.
Assim como os mercados financeiros, são o espaço onde se realizam as trocas de ativos e passivos entre os diversos agentes econômicos.
Dentro desta, são tratados diversos instrumentos como produtos bancários que são depósitos ou contas, produtos de investimento como fundos, títulos e ações. E os planos de pensão que são seguros.
Agora que você sabe como funcionam os sistemas financeiros, sabe que uma sociedade não pode prescindir deles devido à influência que exercem no desenvolvimento econômico.
Pode lhe interessarꓽ