Olá! Que tal? No post de hoje vemos: Qual a diferença de cabo Ethernet e cabo de rede LAN?.
Quando se trata de Cabo Ethernet refere-se a essa tecnologia específica que permite que você criar LANs tanto física quanto estrutural. Para ser mais claro, o cabo Ethernet é aquela tecnologia que permite a troca de dados entre diferentes dispositivos e é também o mais procurado para este fim.
Com Ethernet, portanto, você definirá um conjunto de protocolos e ferramentas de rede que permitem a criação de redes locais, que podem ser mais ou menos extensas.
Mas por que escolher um cabo Ethernet? Bem, em primeiro lugar por causa da velocidade do link. que consiga garantir a você que esta tecnologia é muito satisfatória; Além disso, em comparação com conexões como sem fio, o cabo Ethernet também garante latências mais baixas.
Claramente, como mencionei, se você está em extrema necessidade de trocar uma quantidade significativa de dados entre os vários sistemas que você vai conectar via LAN, a escolha de um cabo Ethernet é ainda mais relevante e adequada.
O que é um cabo Ethernet e qual é a diferença com a LAN
Antes que eu explique o que é um cabo ethernet , quero esclarecer que quando falamos de LAN e Ethernet não queremos dizer exatamente a mesma coisa. Embora ambas sejam redes locais baseadas em conexão, elas são chamadas de rede local (LAN). para conexão de rede e computador entre si em um ambiente particularmente confinado; Ethernet é um em vez disso padrões de desenvolvimento que é ideal não só para redes LAN, mas também para redes metropolitanas ou geográficas.
No entanto, se você está aqui é porque obviamente não sabe o que é um cabo Ethernet e talvez nem tenha visto. Não se preocupe, não estou falando de uma ferramenta inimaginável: a solução em questão é um fio completo ou seja, um fio revestido com uma bainha plástica que se caracteriza por quatro pares trançados (que diferem entre si pelas várias cores) que permitem a transmissão de dados de um dispositivo para outro.
Em cada extremidade você sempre encontrará deuses Conectores tipo RJ45 que são inseridos nas portas LAN dos switches ou roteadores-modems para gerenciar o tráfego de dados dos diferentes dispositivos dentro da rede local.
Até aqui pode parecer simples, mas considero um dever informá-lo sobre riscos que você pode executar se usar um cabo Ethernet muito antigo: com conexões de fibra modernas, que agora podem garantir excelente desempenho a jusante (até 1 Gbps), um cabo Ethernet mais antigo pode mais baixo muito do potencial da conexão.
Para isso, recomendo equipar-se com cabos Ethernet muito eficaz e funcional capaz de atingir velocidades de transferência de dados significativas sem implicar sem interferência entre os vários elementos que fazem parte do cabo.
Cabos Ethernet, como escolhê-los? As diferenças entre as várias categorias.
Você deve saber que existem diferentes categorias de cabos: partimos de Cat-5 (praticamente a “base”) e sua capacitação, a Cat-5e e depois chegar Cat-6, Cat-6a, Cat-7, Cat-7a, Cat-8. O padrão atual é o cabo Cat-6, mas quero descrever todos eles em detalhes.
Cat-5
Como eu estava lhe dizendo, esta é a categoria mais modesta de cabo Ethernet, que permite alcançar taxa de transferência de dados de até 10/100 Mbps , com uma largura de banda que não excede 100 Mhz. Você pode facilmente perceber, mesmo por conta própria, que esta é uma solução que agora não é adequada para novas redes e tecnologias: é melhor confiar em um cabo de categoria superior.
Cat-5e
Certamente você está se perguntando qual é a diferença com o Cat-5 e por que esse “e”. Bom, a letra indica “Melhorado”, o que significa melhorado, pois este cabo tem um melhor processo de construção que reduz a diafonia (interferência). O simples fato de ser “Reforçado” permite que este cabo transferir dados de até 1 Gbps uma velocidade que você geralmente achará satisfatória para sua rede doméstica.
Cat-6
Com o cabo Cat-6, como mencionei anteriormente, você pode se equipar com um dosas soluções mais populares, com velocidades máximas de até 10 Gbps (até 55 metros) e largura de banda de até 250 Mhz. Os cabos Cat-6 também são perfeitos para redes corporativas , então eles estão recebendo muito apoio. É claro que você também terá que se equipar com o resto para ter essa eficácia, começando com um ótimo roteador e um interruptor de última geração.
Cat-6a
Com o cabo Cat-6a você consegue melhorar ainda mais o desempenho, pois esta solução permite alcançar velocidade máxima de 10 Gbps mesmo a 100 metros.
Cat-7 e Cat-8
Estas duas soluções são as melhores entre as disponíveis no mercado. Com Cat-7 e Cat-8 você limitações O que eu lhe disse até agora será apenas uma lembrança. A versão melhorada do primeiro cabo pode ir até uma velocidade máxima de 100 Gbps até 15 metros e 40 Gbps até 50 metros; Cat-8 o torna ainda melhor, garantindo taxas de transferência de dados de até 40 Gbps a cerca de 30 metros.
Cabos Ethernet: a importância da blindagem
Ao ler este artigo, você deve ter notado que tenho repetidamente focado em possível interferência que prejudicam a velocidade e a estabilidade da conexão.
Para minimizar esse risco, os melhores cabos Ethernet têm a a chamada armadura : sua função é justamente proteger o cabo de interferências.
Quanto mais antigo o cabo Ethernet, maior a probabilidade de ele não ser blindado. é o caso de cabos UTP não blindados que não apresentam interferência particular em ambientes muito confinados, mas que “precipitam” a esse respeito se (por exemplo) eles passam lá fora ou viajar longas distâncias.
Nesse caso, você vai querer equipar-se com o Cabos Ethernet FTP/STP , devidamente blindado para evitar qualquer interferência que prejudique a qualidade da conexão. O conselho que quero equipar você é focar em cabos SF/FTP, equipado com blindagem dupla embora mesmo os cabos F ou S/FTP (blindados como um todo e com fita adesiva nos pares individuais) sejam eficazes para garantir a proteção correta.
Cabos Patch e Cross Ethernet: outra diferença
A última diferença sobre a qual quero falar é que entre cabos Ethernet retos e cruzados , mais conhecido como a diferença entre cabos “patch” e “cross”. Através do primeiro, eu cabos de conexão , você pode conectar seu PC a um roteador ou switch, mas também a um hub; com cabos cruzados, em vez disso, vá para conectar dois pc ou cascata de hub/switch.
Lá disposição das terminações dos quatro pares trançados representa a diferença entre patch e cabos cruzados.