Bem-vindo de volta ao blog fonteluminosa.pt no artigo de hoje que vemos: NFC o que é essa tecnologia e para que serve em Smartphones.
Tecnologia NFC tornou-se muito popular recentemente; interações com dispositivos inteligentes e com o mundo daautomaçãoesse padrão está cada vez mais presente nos aparelhos e gadgets do nosso dia a dia.
Apesar do que se possa pensar, a história do NFC não é muito recente, na verdade, suas raízes remontam ao início dos anos 2000.
No entanto, ainda hoje poucos são informados sobre essa conectividade, então vamos ver o que é nfcPara que serve e em quais dispositivos está?
O que é NFC?
NFC significa Perto de um campo de comunicação e nada mais é do que um tipo de conectividade sem fio que ocorre entre dois dispositivos ou gadgets equipados com esse padrão.
As primeiras formas de NFC datam do início da década de 1980, quando a tecnologia ainda era chamada de identificação de rádio frequencia (identificação por radiofrequência) e era apenas um protótipo da configuração atual. Um exemplo comum em que encontramos a tecnologia RFID está em dispositivos anti-roubo, na forma de circuitos retangulares da espessura de um adesivo, ou em cartões sem contato (para os quais recomendo sempre usar proteção RFID) ou em pulseiras RFID.
Desde a primeira metade dos anos 2000, essa norma começa a tomar a forma que mantém hoje, graças a empresas como Nokia que acredita firmemente nele e que impulsionou a empresa finlandesa a lançar, em 2006, o primeiro telefone com NFC, o Nokia 6131.
Hoje em dia, a maioria dos smartphones mais modernos são compatíveis com essa conectividade, graças também ao desenvolvimento que o NFC teve no campo da comunicação.automação; Com a ajuda de dispositivos inteligentes e assistentes inteligentes, é possível realizar operações que antes eram impensáveis.
Mas antes de explicar em detalhes para que serve nfcvale a pena se debruçar sobre os dispositivos ou acessórios em que está presente.
Diferença entre NFC e RFID
A tecnologia NFC e RFid funcionam a uma frequência de 13,56 MHz, a principal diferença é que o NFC se comunica bidirecionalmente. Um dispositivo usando NFC pode atuar como transmissor e receptor, enquanto um dispositivo com tecnologia RFid pode ser apenas um receptor ou apenas um transmissor.
Com a tecnologia NFC, velocidades de transmissão de até 424 Kbit/s podem ser alcançadas.
Onde está o nfc
Assim, dissemos que o NFC agora está presente em muitos modelos de smartphones, mesmo os de marcas menos famosas; mas a telefonia não é a única área onde esse tipo de conectividade pode ser encontrado.
Outro exemplo clássico de dispositivos equipados com NFC são alguns modelos de fones de ouvido voce odeia palestranteque graças a este padrão pode ser emparelhado rapidamente para dispositivos como tablets e smartphones.
Também muitos modelos de máquinas fotográficas estão equipados com esta conectividade; o objetivo é sempre conectar-se facilmente a outros dispositivos (geralmente telefones), neste caso para transferir rapidamente as fotos tiradas da câmera. Assim como hoje é possível abrir seu carro com chaveiro ou smartphone com tecnologia NFC, por exemplo, você pode usar essa tecnologia como P2P para transferir informações (fotos, contatos, arquivos) de um dispositivo para outro sem a necessidade de bluetooth ou Wi-Fi. Emparelhamento Phi.
O NFC também está presente em Smartwatches e Smartbands, Impressoras, Eletrodomésticos, Terminais de Pagamento e sobre o famoso Etiqueta NFC.
Como usar o NFC do meu celular?
Tecnologia NFC usada em uma estação de carregamento elétrico. Feitas essas premissas necessárias, é hora de explicar o que você pode fazer com NFC.
Neste caso vou me referir especialmente às operações que podem ser realizadas em sistemas Android S iOS e a integração de dispositivos relacionados ao mundo da automação.
Em primeiro lugar, uma das operações mais comuns que podem ser realizadas com dispositivos equipados com conectividade NFC é realizar Pagamentos em terminais especiais em lojas e supermercados; de fato, por meio da integração com sistemas google pay S pagamento de maçã basta tocar seu dispositivo no dispositivo para pagar o valor real usando um de seus cartões pré-pagos ou de crédito também configurados com NFC no iPhone a partir do iPhone 6.
Outro tipo de interação, que já mencionei, é a conexão rápida com outros dispositivos; de fato, tocando em dois dispositivos compatíveis, você obterá o emparelhamento útil, por exemplo, para trocar dados ou arquivos com câmeras, alto-falantes, fones de ouvido e muitos outros tipos de produtos.
Automações com tags NFC
No entanto, uma das áreas mais importantes quando se trata de NFC é aautomação; em particular, também com a ajuda de Etiqueta NFCe o leitor de tags NFC pode realizar algumas operações muito especiais.
De fato, graças ao suporte de aplicativos como IFTTT, será possível interagir com outros suportes inteligentes; Por exemplo, imagine ir para a cama, colocar seu smartphone na etiqueta NFC na mesa de cabeceira e poder desligar automaticamente as luzes da sua casa.
Através do referido software e de um dos muitos assistentes inteligentes presentes no cenário tecnológico, o único limite é apenas a imaginação; Seria impossível listar todos os tipos de ações que podem ser executadas, então você só precisa se equipar com esses sistemas e brincar com as interações que mais lhe interessam.