É uma honra dar-vos as boas-vindas ao meu novo artigo. Neste artigo, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como a Terra Funciona?
Hoje, é sabido que fazemos parte do Universo e que giramos em torno do Sol no planeta que habitamos. No entanto, há muito a saber sobre este assunto. Partindo dessa ideia, vamos falar um pouco sobre como a terra funciona
O que é a Terra?
Para começar este tópico, devemos definir o que é a Terra. É então um dos nove planetas do sistema solar, o único onde existe vida tal como a conhecemos. É o terceiro planeta em termos de proximidade com o Sol. Além disso, possui um único satélite chamado Luna, que é o maior do sistema.
Os primórdios da Terra datam de milhões de anos, quando um grupo de rochas incandescentes começou a orbitar o Sol. Estes resfriaram lentamente e formou-se uma crosta. Do interior dessa bola saíram gases, que com o passar do tempo se transformaram em ar, nuvens e água, e então surgiu a vida.
O planeta foi mudando com a força da natureza até que surgiu a paisagem que temos atualmente. Ou seja, os lugares das florestas, desertos, planícies, oceanos, lagos, rios. Mesmo agora, o processo de mudança não para. Atualmente, os desenvolvedores são vulcões, tornados, terremotos, tsunamis, entre outros.
Como a Terra funciona?
Como já sabemos um pouco mais sobre esse planeta, vamos explicar como funciona a Terra.para. Este é um corpo esférico, que é achatado nos pólos.
O globo gira sobre si mesmo em um eixo imaginário e leva 24 horas para fazê-lo. Assim, enquanto uma parte do planeta está voltada para o sol e é dia, a outra é escura e é noite. Além disso, ele se move em torno do Sol, esse movimento leva um ano e gera mudanças climáticas associadas às estações do ano.
O equador é uma linha imaginária que divide o planeta ao meio, criando assim os hemisférios norte e sul. O diâmetro do equador é de 40.091 km. Quase todas as regiões do planeta têm quatro estações por ano, exceto os pólos, que têm apenas duas (inverno e verão).
Como é constituída a Terra?
A Terra internamente é formada por rochas e metais muito quentes, separados em três camadas principais. A primeira é a crosta, é a mais externa e mais fina, formada por rochas frias e sólidas.
Esta por sua vez se separa em crosta continental, com profundidade média de 30-40 km, e oceânica, entre 5-9 km. O continental é formado por substâncias como lava, sedimentos dos continentes e granito. Enquanto no oceânico há oxigênio, silício, alumínio e magnésio.
O manto é a segunda camada, esta é espessa e quente, vai desde a crosta até cerca de 2900 km de profundidade. Este é formado por peridotitos, que são rochas compostas de oxigênio, ferro, magnésio e silício.
Por fim, há o núcleo, que vai do manto até o centro do planeta. Este é composto por um núcleo de metal sólido rodeado por metal líquido quente. Finalmente, a atmosfera é a camada de gases fora do manto terrestre que envolve o planeta. É subdividida em: exosfera, termosfera, mesosfera, estratosfera e troposfera. Neste último é onde se forma o clima.
Se o que acabamos de contar sobre como a Terra funciona foi útil para você, você também pode querer saber sobre: