O Que é e Como Funciona a Agricultura De Conservação?

Olá amigos! Bem-vindos ao meu último post. O artigo de hoje dá uma vista de olhos… O Que é e Como Funciona a Agricultura De Conservação?

Não é segredo para ninguém que o meio ambiente está bastante danificado. Razão pela qual o clima mudou negativamente. E isso teve consequências prejudiciais. Nesse sentido, uma das atividades que tem causado grande impacto ambiental é a agricultura. Portanto, opções mais sustentáveis ​​foram desenvolvidas. Aqui, explicamos como funciona a agricultura de conservação.

Por um mundo mais sustentável

A mudança climática é uma realidade, e os únicos responsáveis ​​por ela são os seres humanos. É uma consequência direta de todas as nossas atividades e é urgente revertê-la. A fim de manter o equilíbrio ecológico do nosso planeta e mantê-lo habitável. Assim, a agricultura é uma das atividades humanas que mais impactam o meio ambiente.

Mas ao mesmo tempo a agricultura é essencial, é de onde vem quase todos os nossos alimentos. Por isso, é necessário encontrar alternativas mais amigáveis ​​ao meio ambiente, mas ainda assim produtivas. Assim, surgiu todo um novo campo conhecido como agricultura de conservação. Um tipo de agricultura voltada para a preservação dos ecossistemas.

Este primeiro ponto nos permite entender melhor como funciona a agricultura de conservação. Agora, qual é a importância dessa atividade?

Benefícios da Agricultura de Conservação

Com o desenvolvimento de técnicas que permitem uma agricultura mais sustentável, vários propósitos são perseguidos. No caso dos solos, a agricultura de conservação reduziria o nível de erosão a que estão sujeitos. Da mesma forma, permitiriam um aumento da matéria orgânica que existe nelas. Bem como um aumento nos níveis de fertilidade natural, o que os tornaria mais produtivos.

O Que é e Como Funciona a Agricultura De Conservação?
Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona o Cimento Aluminoso?

Além disso, a agricultura de conservação ajudaria a conservar melhor sua estrutura e haveria mais biodiversidade. Por outro lado, outro ponto importante sobre como funciona a agricultura de conservação é a redução da poluição do ar.. Graças ao fato de que menos dióxido de carbono seria produzido, enquanto mais seria fixado no meio ambiente.

Outros benefícios seriam a redução dos custos de produção da agricultura tradicional. Ao mesmo tempo, haveria menos gasto de energia.

Como funciona a agricultura de conservação?

Uma das técnicas mais significativas no campo da agricultura de conservação é a semeadura direta. Consiste em plantar sem a necessidade de trabalhar o solo, por isso é conhecida como agricultura de plantio direto. Nesse caso, os solos são protegidos em pelo menos 30% por restos vegetais.

Por outro lado, o uso de preparo mínimo do solo com técnicas de cultivo vertical. Permitindo assim que até 20% e 30% sejam protegidos por restos vegetais. Outra das técnicas são as coberturas, que consistem em coberturas vivas ou inertes que são colocadas em solos livres de copas.

Importância

Se as técnicas agrícolas que são usadas atualmente forem melhoradas, obteríamos os benefícios mencionados. Para que os efeitos das mudanças climáticas possam ser revertidos.

Finalmente, trata-se de como funciona a agricultura de conservação. Convidamos você a continuar lendo mais em nosso blog:

Não perca o vídeo seguinte!

Deixe um comentário