O Que é e Como Funciona a Cetose?

Bem-vindo ao meu último post no blogue! O artigo de hoje centra-se em dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona a Cetose?

É normal acreditar que as dietas que incluem apenas legumes e vegetais são as mais benéficas para o corpo. A verdade é que alguns planos alimentares trazem mais benefícios se você levar em conta as gorduras e proteínas. Por isso, neste post, falaremos sobre como funciona a cetose, um processo metabólico benéfico desencadeado pela dieta cetônica, na qual você deve se animar.

A dieta cetônica: rica em gorduras e cetonas

Mudanças na dieta envolvem grandes mudanças no metabolismo e no funcionamento do corpo. As dietas são a primeira opção para uma boa saúde e grandes mudanças no corpo. Se for escolhida esta opção, é preciso estar atento aos objetivos de determinados regimes ou dietas, já que alguns deles não apresentam um resultado potencial ou benevolente no organismo.

Apesar disso, existem algumas opções nessa linha, como a dieta cetônica, que têm refletido mudanças vantajosas para quem a segue. Nesse caso, podemos dizer que a dieta cetônica é uma dieta benéfica e potencial, que caracterizada por baixa ou nenhuma ingestão de carboidratos e uma dieta rica em gordura e vegetais.

A dieta ceto representa uma mudança no corpo humano, pois induz o metabolismo (através desta condição) a utilizar a gordura obtida para gerar energia. Por sua vez, essa diminuição de carboidratos força o corpo humano a um processo metabólico chamado cetose.

O Que é e Como Funciona a Cetose?

Como a cetose funciona no corpo?

Para entender o propósito e os benefícios da dieta cetônica, é necessário ver como a cetose funciona e o que acontece quando esse processo é assimilado e executado pelo corpo humano. Em primeiro lugar, o metabolismo sugere o uso de componentes alimentares para repor substâncias e transmitir energia à anatomia humana. No caso dos carboidratos, o corpo costuma utilizar esse componente para gerar energia para o cérebro e outros sistemas corporais.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona o Bluetooth?

Através da dieta cetônica, os carboidratos são substituídos por gorduras e leguminosas. Quando isso acontece, metabolismo começa a gerar pequenos compostos chamados corpos cetônicos, que por sua vez são responsáveis ​​por quebrar e transformar a gordura em acetoacetato.

A partir disso, a forma como a cetose funciona começa a criar raízes, fazendo com que esse novo metabolismo aproveite as gorduras como fonte de energia para o cérebro e o resto do corpo.

A cetose é benéfica para o corpo?

É verdade que a cetose por meio da dieta cetônica proporciona uma mudança drástica e viável para quem segue essa dieta. Embora o mencionado acima termine em um campo científico, estudos mostram que a cetose é um processo metabólico ideal para queimar gordura e perder peso.

Por sua vez, esses estudos sugerem que a dieta cetônica (baseada em gorduras boas, proteínas e consumo abundante de leguminosas) pode ajudar a queimar rapidamente novas gorduras e gorduras já estabelecidas no corpo.

A cetose não causa danos renais ou hepáticos. Análises e outros estudos também sugerem que esse processo metabólico traz boas consequências para os indivíduos que seguem a dieta cetônica. Alguns dos benefícios medicamente comprovados são os seguintes:

  • Retarda o crescimento de tumores e câncer.
  • Pode contribuir para a melhora dos casos diabéticos.
  • Reduz os sintomas e retarda a progressão da doença de Alzheimer.
  • Pode ajudar as pessoas a se recuperarem de lesões cerebrais.
  • Reduz as chances de sofrer de hipertensão, acne e doenças cardíacas.

Essas e outras razões são o que levam as pessoas a melhorar sua saúde ou perder peso por meio da dieta cetônica. Agora que você aprendeu como a cetose funciona, aqui estão outros links sobre tópicos relacionados à saúde:

Não perca o próximo episódio!

Deixe um comentário