O Que é e Como Funciona a Empatia?

Bem-vindo ao meu último post no blogue! No artigo de hoje vamos dar uma vista de olhos detalhada… O Que é e Como Funciona a Empatia?

Na psicologia existem inúmeros conceitos que estão especificamente ligados ao comportamento humano e quais são os traços que devem nos caracterizar. Existem alguns básicos, mas outros são muito mais elaborados e complicados. Aqui daremos as informações que você precisa sobre como funciona a empatia e porque é tão importante saber o seu significado. Talvez possa nos dizer algo sobre nós.

O que é empatia?

Empatia é uma palavra que descende principalmente do grego e que possui, em sua morfologia, características dessa cultura milenar. A primeira coisa que você precisa saber antes de mergulharmos em como a empatia funciona é exatamente o que ela é. Trata-se da capacidade do ser humano de sentir, perceber, compartilhar e até entender exatamente o que outra pessoa está sentindo. Isso é definido em um conceito comum.

É importante notar que essa característica se expressa especialmente por meio da preocupação com as experiências dos outros. Inclusive existem vários conceitos que se assemelham a este e o complementam. O fato de ser definido como uma espécie de participação afetiva quando você percebe que uma pessoa pensa completamente diferente de você.

São temas realmente interessantes que existem dentro do que se entende por empatia, sendo uma característica do ser humano.

Como funciona a empatia?

O Que é e Como Funciona a Empatia?

PARA Apesar de o conceito de empatia variar tanto, já que existem muitas hipóteses, correntes e teorias que criaram sua própria definição, todos concordam em algo. É um dos poucos traços do ser humano cuja ausência pode perturbar os outros e até oprimir de forma incrível. Infelizmente, a falta de empatia é uma das características mais importantes que indicam se um indivíduo é um psicopata.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona o Asclepeion?

Ao revisar a fundo a definição de como a empatia funciona, você percebe que é ela que dá o equilíbrio entre ser errante e ser calculista. Graças a ela, as pessoas são definidas como “seres humanos”. São capazes de sentir para usá-lo em favor dos outros, protegendo-os e dando-lhes tudo o que precisam.. Essa característica é tão importante que até Aristóteles tomou a liberdade de mencioná-la em seus múltiplos escritos.

A origem

Segundo Aristóteles, um dos filósofos mais famosos e bem-sucedidos da antiguidade, a empatia é um processo que não é obrigatório, mas que sentimos. É um conceito de ética moral que vai além dos padrões normais, já que os seres humanos não podem controlar isso. Essas regras que fazem a empatia funcionar não foram escritas desde o início, mas os seres humanos se apegam a elas.

É um sentimento que transcende todo entendimento, no qual nós, como seres humanos, podemos nos sentir completamente conectados e compreendidos. É disso que trata o conceito principal de como a empatia funciona e, portanto, não é apenas um conceito. Embora tenham variado ao longo de muitos anos, uma influência ativa pode ser vista na teoria atual a partir da fornecida por Aristóteles.

Veja mais artigos aqui:

• Como funciona a psicoiatrogenia?

Não perca o vídeo que vem a seguir!