Olá a todos! Hoje trago-vos um novo tópico no meu blogue. No artigo de hoje, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona a Energia Nuclear?
A energia nuclear é apontada como uma opção mais viável para a produção de energia a longo prazo, mas nós realmente sabemos?como funciona a energia nuclear? A energia nuclear é considerada por muitos como um método mais limpo do que os métodos tradicionais de produção de eletricidade. Se você tem interesse em conhecer todo o seu funcionamento, desenvolvimento, benefícios e outros aspectos, continue conosco.
O que é a energia nuclear?
A energia nuclear é a energia contida no núcleo de um átomo. Enquanto as usinas tradicionais funcionam com vapor produzido pela queima de combustíveis fósseis, as usinas nucleares produzem vapor de uma maneira muito diferente. O processo no qual a energia nuclear é produzida é o resultado de uma série de etapas.
Primeiro temos a divisão dos átomos. Átomos de urânio, na forma de grânulos revestidos de cerâmica, são colocados no núcleo de um reator. Uma reação back-to-back ocorre dentro do núcleo, que divide os átomos. Este é o primeiro passo para aprender como funciona a energia nuclear.
Depois vem o processo de absorção. Aqui, as hastes de controle são usadas para absorver os neurônios flutuantes liberados durante o processo de fissão.
O calor e a radiação produzidos pela fissão começam a aquecer a água ou o refrigerante ao redor do reator. Essa água serve a dois propósitos: evitar o superaquecimento do reator, ao mesmo tempo em que transporta o calor e o vapor, que irão acionar as turbinas.
Por último a água flui continuamente através e ao redor do reator servindo como refrigerante. Dois conjuntos de tubos transportam esse refrigerante para dentro e para fora da câmara. Os dois sistemas de tubulação nunca interagem entre si para manter a temperatura na câmara perfeitamente equilibrada e para controlar a quantidade de calor e vapor produzidos pelo reator.
Como a energia nuclear funciona ambientalmente?
Em alguns aspectos, uma vez que nada é queimado ou liberado para o meio ambiente durante a produção de fissão, a energia nuclear pode ser considerada uma fonte de energia mais ambientalmente consciente do que os sistemas que queimam combustíveis fósseis.
Nenhum gás de efeito estufa é produzido, então eles não contribuem para o que muitos consideram o aquecimento global. Além disso, o reator não está sujeito a flutuações devido às condições climáticas, como seriam as turbinas eólicas ou a energia solar.
Sabendo como funciona a energia nuclear, temos reatores nucleares. Estes podem emitir radiação por vazamentos em sistemas mal contidos e pelo transporte de matérias-primas, como o urânio, bem como pelo armazenamento de rejeitos radioativos.
A água de resfriamento descartada no meio ambiente também pode ter um efeito negativo no meio ambiente, pela distribuição de sais e metais e pelo excesso de calor liberado.
Compreendendo a energia nuclear
Ao reservar um tempo para descobrir como funciona a energia nuclear, você pode começar a entender os benefícios e as desvantagens dessa importante fonte de energia.. Educar-se sobre a energia nuclear é um passo importante para aprender sobre os vários tipos de energia alternativa disponível. Para estar realmente bem informado, você deve reservar um tempo para aprender mais sobre eficiência energética e fontes alternativas de combustível.
Postagens relacionadas: