É uma honra dar-vos as boas-vindas ao meu novo artigo. No artigo de hoje, vamos dar uma vista de olhos detalhada… O Que é e Como Funciona o Servofreio?
Um veículo geralmente tem vários elementos de segurança que são muito importantes. A função comum a todos eles é fornecer proteção, pois são responsáveis por parar o veículo em movimento. O sistema de freios é um desses elementos, continue lendo e aprenda como funciona o servofreio.
sistema de travagem
Os sistemas de freio são mecanismos que permitem que um veículo em movimento pare ou diminua a velocidade. Essas ações implicam um processo no qual a energia mecânica gerada pelo movimento é transformada em calor. Devido ao atrito causado pela pressão exercida no pedal do freio; a maior parte dessa pressão é produzida pelos pneus dianteiros.
O funcionamento do sistema de travagem deve-se a uma série de elementos perfeitamente interligados para permitir a paragem de um veículo. Esses elementos são o fluido de freio, pedal, cilindro mestre do freio, cilindro auxiliar, pastilhas de freio, disco de freio e servofreio.
Como funciona o servofreio?
O servofreio é a parte que dá suporte ao motorista durante a frenagem. O efeito do hydrovac é somado à força que o motorista aplica no pedal para otimizar a frenagem. As partes componentes são um corpo de vácuo, um cilindro hidráulico e uma válvula de controle.
Já o funcionamento do servofreio é baseado no vácuo produzido pelo coletor de admissão do motor do veículo. O que nos motores a gasolina é suficiente para ativar o servofreio. A função desse elemento é multiplicar a força que o motorista aplica no pedal, melhorando significativamente a capacidade de frenagem.
Características gerais do servofreio
O modo de funcionamento do servofreio depende do seu tipo, por um lado, temos o tipo “servidor de freio Mastervac” que é colocado entre a bomba e o pedal. Outro tipo é o “acionador de freio Hidrovac” que é colocado entre os cilindros escravos e o cilindro mestre. É importante ter em conta que em caso de avaria em qualquer um dos dois tipos, deve-se garantir que o dispositivo de travagem cumpre a sua função.
falhas do servofreio
Como qualquer outra peça automotiva, o servofreio pode se deteriorar com o tempo, criando um obstáculo para parar o veículo. Quando um servofreio falha, o carro pode apresentar vários sinais, como sentir resistência ao pisar no pedal ou subir mais do que o normal. vocêAlém disso, o veículo não para imediatamente, o motor do veículo desliga quando o pedal é pressionado e um assobio é ouvido sob o painel.
É de extrema importância que diante de qualquer um desses sinais o carro seja submetido a uma checagem do sistema de freios.. Uma falha nos freios pode causar acidentes fatais. A substituição de um servo-freio não é uma tarefa fácil, por isso é recomendável que o diagnóstico e a substituição sejam feitos por um mecânico especializado.
Depois de aprender como funciona um servofreio, você terá a capacidade de detectar falhas no sistema de frenagem do seu veículo e agir em tempo hábil.
Pode lhe interessar: