O Que é e Como Funciona a Fitoterapia?

Bem-vindo de volta ao meu blogue! Hoje trago-vos um novo tópico interessante. No artigo abaixo, verá uma análise detalhada de… O Que é e Como Funciona a Fitoterapia?

A Herbologia é especializada no estudo das propriedades das plantas e seus extratos para fins médicos.

A medicina alternativa é caracterizada por usar práticas com pouca validade científica para curar as condições do corpo. Um de seus principais ramos é aquela pseudociência que se baseia no estudo das propriedades medicinais das plantas para seu uso medicinal. Sobre isso falaremos com você a seguir, onde você se encontrará como funciona a fitoterapiauma técnica alternativa considerada como complemento a muitos tratamentos da medicina convencional.

O que é fitoterapia?

Herbologia é a área da medicina alternativa especializada no estudo das propriedades das plantas e seus extratos para fins terapêuticos. Parte do fato de que ervas e plantas e alimentos naturais contêm substâncias químicas que têm um efeito positivo no corpo. Também conhecida como herbalismo ou fitoterapia, é uma prática utilizada pelo ser humano desde o início de sua presença na Terra.

Como funciona a fitoterapia?

Para que os fitoterapeutas possam realizar seu trabalho, é necessário que eles primeiro conheçam o diagnóstico da condição ou doença antes de escolher o tratamento. Com base nisso, ele escolhe o remédio natural que considera mais eficaz e seguro para aquele paciente, especificando a dose e a forma de administração. Nesse sentido, o principal maneiras de fornecer esses tratamentos à base de plantas são:

  • líquido: forma de administração mais comum. Aqui localizamos as infusões, chás, bebidas diversas, xaropes, gotas e até óleos essenciais.
  • semi liquido: esta é a forma ideal para aplicações tópicas. Pomadas, géis e cremes fazem parte dessa forma de administração.
  • sólido: baseia-se na utilização de material natural tal como é, sem muito processamento. Eles geralmente produzem um efeito maior devido a um alto nível de concentração.
Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona a Segmentação de Mercado

utilidade da fitoterapia

A utilização de plantas e alimentos medicinais baseia-se nas substâncias que contêm e nos benefícios que podem trazer para a saúde. Assim como existem inúmeras doenças, também existe uma ampla gama de finalidades terapêuticas. Por isso, a seguir, apresentamos os principais usos terapêuticos da fitoterapia.

O Que é e Como Funciona a Fitoterapia?

Relaxantes e adaptógenos

O efeito terapêutico dessas plantas é principalmente calmante e calmante. Desta maneira reduzir os níveis de estresse no corpo e regular suas funções adaptativas. As plantas mais utilizadas são a valeriana, a camomila, o ginseng, alguns tubérculos, entre outros.

Digestivo e purificador

São aquelas plantas que são usadas para aliviar certas condições do sistema digestivo e endócrino. Nesse sentido, têm efeitos diretos no metabolismo em geral, nas dores abdominais e nas doenças do trânsito intestinal. Aqui encontramos plantas como o cardo e o anis, e frutas como a papaia, o ananás e a alcachofra.

Imunomoduladores e analgésicos

Neste grupo estão as plantas com propriedades protetoras, anti-inflamatórias e antibacterianas. Estes têm ingredientes ativos que fortalecem o corpo contra patógenos, incluindo echinacea e unha de gato. Da mesma forma, açafrão, garra do diabo e salgueiro têm propriedades analgésicas, ideais para aliviar as condições do sistema músculo-esquelético.

Sem dúvida, as plantas têm grandes componentes medicinais. É por isso que, apesar de não ter reconhecimento científico, essa prática tem seus benefícios para a saúde. Portanto, saber como funciona a fitoterapia pode valorizar os ótimos nutrientes que a natureza nos oferece para o bem-estar do nosso corpo.

Não deixe de conferir o próximo vídeo!