O Que é e Como Funciona a Flor de Cerejeira?

Bem-vindos de volta ao meu blogue! Hoje trago-vos um novo tópico interessante. Neste artigo, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona a Flor de Cerejeira?

Também conhecida como Sakura, é uma bela flor rosa pálida que ocorre principalmente no Japão, China e Coréia. Tem uma história muito interessante para conhecer e por isso é de esperar que se realizem festivais em sua homenagem. Vamos ver como funciona a flor de cerejeira e por que é tão importante para os asiáticos.

História da flor de cerejeira

A floração das cerejeiras ocorre entre a última semana de março e a primeira semana de abril, início da primavera. No resto do ano, a árvore que as possui permanece sem folhas, completamente nua, mostrando seus galhos escuros. Esta flor tem um tempo de vida curto, por isso tem sido dada importância, honra e eventos dedicados a admirá-la enquanto vive.

No tempo dos samurais, esta flor acaba por estar intimamente relacionada com o tempo das guerras onde estes homens eram os protagonistas. Existem diferentes versões do uso da flor de cerejeira nestes tempos. Por um lado, diz-se que as esposas, quando seus maridos samurais iam para a batalha, plantavam flores de cerejeira como sinal de proximidade da morte.

Por outro lado, existe uma lenda que conta que, ao partir, as esposas ficaram tão sozinhas que procuraram outras pessoas e foram condenadas por adultério. Isso resultou na morte daquelas mulheres e seu sangue derramado, foi o que tingiu as flores de rosa. Embora as versões sejam em sua maioria lendas não confirmadas que simplesmente foram inventadas ao longo do tempo.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona a Educação Não Sexista?

Significado da flor de cerejeira

A realidade é que em cada um dos países, a flor da cerejeira tem um significado diferente. No Japão, esta flor representa como a vida pode ser curta e seu esplêndido renascimento.

O Que é e Como Funciona a Flor de Cerejeira?

Na China, é um significado mais inclinado ao amor e à sensualidade feminina, geralmente é uma flor que os amantes dão aos seus entes queridos. E por fim no caso da Coreia do Sul, está relacionado com a pureza, sutileza, beleza e majestade da mulher.

Festivais em sua homenagem

Hanami Sakura no Japão

Este festival acontece no Japão durante a estação do nascimento dessas flores entre março e abril. Todos os anos, os turistas vêm para observar este belo espetáculo de flores rosa pálido empoleiradas nas árvores e cobrindo o chão com milhares de suas flores.

Essa comemoração é tão importante para os japoneses, que as instituições meteorológicas se encarregam de informar quando são os melhores dias para ir observá-las de acordo com seus dias de maior floração. Os japoneses agendam eventos e até fazem piqueniques no meio dos lugares onde podem presenciá-los com mais clareza.

Jinhae Gunhang na Coreia do Sul

O florescimento desta bela flor também é muito importante para os sul-coreanos entre suas tradições. Eles também organizam uma festa no bairro de Jinhae, onde acontece esse espetáculo natural. Eles também têm o hábito de realizar eventos ao ar livre e refeições em família pelo local para observá-los.

Além disso, suas pontes também estão repletas dessas flores, tornando ainda mais atraente a ideia de ir admirar as flores de cerejeira, cuja duração é curta. A verdade é que esta tradição é muito especial para os países mencionados, pelo que as suas festas costumam ser uma ocasião ideal para os visitar.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona uma Bacia Sedimentar?

Se você gostou de saber como funciona a flor de cerejeira, leia também:

Não deixe de ver o vídeo que vem a seguir!