Olá a todos! Hoje trago-vos um novo tópico no meu blogue. No artigo de hoje, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona a Madeira de Pinho?
Na onda ecológica e sustentável, busca-se aproveitar o que há de superabundante na natureza. Tudo com o objetivo de que sua extração, transporte e transformação não prejudiquem muito o meio ambiente. Ao mencionar isso, a questão da como funciona a madeira de pinho. O cultivo extensivo no planeta e uma facilidade única de transformação o tornam um material ideal.
O que é madeira de pinho?
É um material obtido da árvore que leva o mesmo nome. Por excelencia É utilizado na construção e arquitetura devido aos seus muitos benefícios. No funcionamento da madeira de pinho, são mencionadas as propriedades que a tornam tão atractiva e as suas utilizações.
A madeira de pinho é usada para fazer andaimes e vigas de construção. Também está presente em revestimentos, pisos, portas, janelas e varandas. No design de exteriores, tomou um rumo importante nos últimos tempos, sendo utilizado em varandas, pérgulas e gazebos. É muito comum observar sua presença na construção de barcos, passarelas e pontes.
Como funciona a madeira de pinho?
Entre as características gerais desta madeira podemos citar que é uma madeira resistente mas não muito dura, o que a torna muito fácil de transformar. Quanto à sua vida útil ou duração, é sensível à presença de insetos e fungos, pelo que devem ser tomadas medidas para reforçar o seu estado. Existem vários tons e quanto ao seu cheiro é percebido com intensidade no momento do corte.
O funcionamento da madeira de pinho destaca que, pela sua densidade e comportamento perante a humidade, é um material fácil de trabalhar em todos os processos a que deve ser submetido, serragem, secagem, pregagem e acabamentos finais.
Classificação da madeira de pinho
Embora a madeira de pinho seja geralmente muito nomeada, poucos estão cientes das diferenças marcantes que podem existir entre uma espécie de pinheiro e outra. Entre seus principais tipos, encontramos o pinheiro escocês. Este é um dos mais comuns, pode chegar a 30 metros de altura e devido a sua elasticidade é muito utilizado na construção civil. Por outro lado, existe o pinho de Monterrey, que é utilizado para fazer chapas de madeira, revestimentos e tábuas diversas.
Outros tipos
O pinho preto é usado em carpintaria e na indústria musical. Já o pinheiro galego contém muita resina, razão pela qual se utiliza esta substância, mas a madeira raramente é utilizada para atividades relacionadas com a construção ou carpintaria. Por último, o pinheiro de Alepo, tal como o pinheiro galego, tem um elevado teor de resina impróprio para a construção, mas é utilizado na produção de paletes e embalagens.
Você teve a oportunidade de aprender como funciona a madeira de pinho. Aproveite as suas propriedades e considere-a para construir aquela pérgula que tanto deseja no seu alpendre ou jardim. Crie espaços realmente aconchegantes em sua casa sem perturbar o equilíbrio da natureza.
Nos links a seguir, você aprenderá como realizar a reforma de sua casa e como manter as obras para evitar sua deterioração.