Bem-vindos ao meu novo conteúdo, espero que gostem! Neste artigo, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona a Mudança Climática?
Estudar o clima é algo bastante complexo para nós que não somos cientistas ou especialistas. Porém; há um assunto do qual devemos conhecer dados precisos. Por isso, hoje dedicamos este espaço para conhecer como funciona a mudança climática e suas consequências na população em geral.
O que é mudança climática?
A mudança climática é muitas vezes confundida com o aquecimento global. Embora sejam definições intimamente relacionadas, seus significados são diferentes. A mudança climática refere-se especificamente à variação do clima da Terra em termos gerais.
Ou seja, contempla todas as mudanças produzidas na temperatura, nebulosidade, precipitação, etc., medidas em diferentes escalas de tempo. Essa variação é produzida pela própria natureza; mas em uma escala maior pela ação do homem.
Podemos então afirmar que as mudanças climáticas estão presentes desde o início da vida na Terra, as causas foram diversas, embora atualmente tenhamos mudanças climáticas antropogênicas.
Referimo-nos às atividades humanas que afetaram o meio ambiente. Em tal sentido, a industrialização tem sido um fator determinante nas mudanças climáticas que vivemos atualmente.
O aquecimento global e o efeito estufa
Para entender melhor como as mudanças climáticas funcionam, há vários termos a serem lembrados. Em princípio, temos certeza de que a mudança climática é a variação global do clima ou do sistema climático.
A partir daí, o aquecimento global passa a ser um tipo de mudança climática e está intimamente ligado ao que é o efeito estufa. Esse fenômeno torna possível a vida no planeta.
É responsável por todos os seres vivos coexistirem em uma temperatura adequada que possamos suportar. Ele funciona retendo parte da energia do sol, enquanto a outra parte é liberada no espaço.
No entanto, a ação do homem colocou em risco esse equilíbrio natural. O desmatamento e a queima de combustíveis fósseis são as principais causas do aquecimento global. Há um excesso de gases isolantes que se concentraram na atmosfera sem poder ir para o espaço causando sérias mudanças climáticas.
Como funciona a mudança climática?
Independentemente da principal causa das mudanças climáticas, a grande preocupação atual é o aumento acelerado da temperatura média do planeta. Registros de um aumento de 0,9 graus Celsius sobre a superfície geral do planeta são bastante preocupantes.
O gelo está derretendo e o nível do mar está subindo em um ritmo acelerado.
Muitos são os cientistas que analisam diariamente como as mudanças climáticas funcionam para frear o aquecimento global. De fato, atingir um aumento de temperatura de mais de 2 graus Celsius põe em risco a capacidade da Terra de sustentar toda a população humana.
É por isto que as alterações climáticas são consideradas o grande mal destes tempos.
Impacto das mudanças climáticas
Não há dúvidas sobre as consequências devastadoras de uma mudança climática drástica e acelerada como a que temos hoje.
- A sobrevivência de todos os seres vivos na Terra está em perigo.
- A massa de gelo polar derrete causando o aumento do nível do mar.
- As costas costeiras estão ameaçadas por possíveis inundações.
- Pequenos estados insulares podem desaparecer.
- Estamos expostos a fenômenos meteorológicos violentos como secas extremas, desaparecimento de espécies animais e vegetais.
- Destruição dos principais meios de subsistência.
Entender como as mudanças climáticas funcionam nos leva a apreciar a vida no planeta Terra. Há muito que o ser humano deve fazer para evitar o aquecimento global e alcançar a necessária estabilidade das mudanças climáticas.
Outro artigo que recomendamos a leitura é o seguinte: