Bem-vindos de volta ao meu blogue! Hoje trago-vos um novo tópico interessante. Neste artigo, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona um Trem Magnético?
Você sabe o que é um trem magnético? (ou também conhecido como trem de levitação magnética) gostaria de saber como funciona um trem magnético? Portanto, não deixe de ler este post porque as informações que trazemos para você são completamente verdadeiras e completas.
O que é um trem magnético?
Também conhecido como trem de levitação magnética ou trem maglev, é um transporte que possui suspensão, propulsão e orientação do veículo, além de utilizar uma grande quantidade de ímãs para sustentação e propulsão para a base da levitação magnética.
Esses tipos de trens são geralmente muito mais rápidos, suaves e silenciosos em comparação com os trens tradicionais de transporte sobre rodas, mesmo A tecnologia de levitação magnética tem capacidade para superar mais de 6.440 km/h, em um túnel totalmente vazio.
Quando um trem magnético percorre um túnel que não está vazio, o consumo de levitação magnética é afetado, pois grande parte desse consumo geralmente representa a energia total usada para vencer a resistência do ar.
Embora a maior velocidade registrada dos trens magnéticos tenha sido de 603 km/h em Yamanashi em 2015, alguns dias antes ela havia atingido 590 km/h. Continue lendo para descobrir como funciona um trem magnético!
Como funciona um trem magnético?
Os trens magnéticos conseguem flutuar na estrada graças ao que hoje chamamos de magnetismo, conseguindo substituir o ferro nos trilhos, esses trens possuem três elementos muito fundamentais que são: a grande fonte de energia elétrica, os ímãs sob o trem e as espirais de metal que revestem os trilhos por onde passa.
A energia que o trem magnético ou maglev usa é a eletricidade nas espirais de metal, permitindo a criação de um campo magnético para mover o trem. No entanto, o campo magnético faz com que ele repela os ímãs abaixo do trem, fazendo-o levitar pelo menos 10 cm.
Portanto, a corrente elétrica consegue alterar a polaridade das referidas espirais que são frequentemente magnetizadas, fazendo com que o campo magnético do trem da frente o empurre para frente.
Deve-se notar que o trem magnético flutua no que é chamado de leito de ar, eliminando ou evitando todo tipo de atrito com outros componentes ou objetos ao redorenquanto por sua vez atinge a maior velocidade possível.
Atualmente, trens maglev ou trens magnéticos estão sendo desenvolvidos pela Alemanha e Japão, embora na China exista um trem magnético, que foi baseado no criado na Alemanha devido às suas ótimas características e facilidades, mas o primeiro trem maglev registrado na história foi um que correu do Aeroporto Internacional de Birmingham para a Estação Ferroviária Internacional de Birmingham em 1984 e 1985.
Características do trem magnético
Agora que sabemos como funciona um trem magnético, mostraremos algumas de suas características.
- O único atrito que o trem terá será com o ar, já que não há contato físico com o trilho, graças ao seu formato aerodinâmico.
- Os trens magnéticos podem percorrer longas distâncias em alta velocidade em um curto espaço de tempo.
- Apesar de serem totalmente leves, suaves, rápidas e não gerarem nenhum tipo de ruído, existe um problema e é o alto custo das linhas, pois a infraestrutura onde deve ser desenvolvida a via para um trem magnético é muito caro.
- Na Alemanha, o projeto do trem magnético está paralisado devido aos seus altos custos de manutenção e construção de trilhos para este tipo de trem.
Se você gostou das informações sobre como funciona um trem magnético, convidamos você a continuar lendo os seguintes posts: