O Que é e Como Funciona a Poluição Luminosa?

Olá amigos! Bem-vindos ao meu último post. O artigo de hoje dá uma vista de olhos… O Que é e Como Funciona a Poluição Luminosa?

A luz é essencial para nós humanos, pois dependemos da visão para nos orientarmos. Além de nos manter alertas sobre possíveis ameaças do meio ambiente. Mas, assim como a luz é necessária, a escuridão também é necessária para o funcionamento normal. É por isso que a poluição luminosa é um problema. A seguir explicamos como funciona a poluição luminosa.

A utilidade da luz artificial

A terra realiza um movimento de rotação em seu próprio eixo. Razão pela qual em nosso planeta há noite e dia. Como organismos neste planeta, funcionamos de acordo com esses ciclos de luz e escuridão. E por muito tempo, a noite ficou totalmente escura. Porém, isso mudou quando o ser humano aprendeu a usar a eletricidade para iluminar a noite.

Isso teve múltiplos benefícios, pois, graças à luz, nossa visão à noite agora melhorou. Da mesma forma, permitiu-nos orientar-nos melhor em espaços onde a luz natural não podia entrar. Como, por exemplo, dentro de uma mina. Todos esses pontos são importantes para entender como a poluição luminosa funciona. Já que exemplificam o uso que os humanos dão à luz.

Embora, Com o passar do tempo, as sociedades colocaram mais usos para a luz artificial. Eles não têm nenhum uso real para o desenvolvimento. Um exemplo disso seriam os outdoors brilhantes que estamos acostumados a ver em lojas ou restaurantes. Tal excesso de luz artificial foi definido como poluição luminosa.

Como funciona a poluição luminosa?

O Que é e Como Funciona a Poluição Luminosa?

Continuando com o exposto, entendemos por poluição luminosa, as emissões excessivas de luz artificial, que podem ter efeitos prejudiciais à saúde física e mental. Nesse sentido, é um assunto que tem sido amplamente abordado. Apesar disso, ainda há muito desconhecimento desse problema por parte da população em geral. Seu principal efeito é o aumento do brilho do céu noturno.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como O Brizy Funciona?

Saber disso é essencial para entender como funciona a poluição luminosa. Este aumento da iluminação no céu impossibilita a observação do estrelas e outros objetos celestes. Algo que afeta diretamente o trabalho de astrônomos profissionais e amadores. Por outro lado, a presença de luz excessiva à noite perturba os ciclos orgânicos de luz e escuridão.

O que pode trazer consequências negativas como depressão, insônia e até mesmo com câncer. Da mesma forma, pode alterar os ciclos de vida de outras espécies animais, atacando diretamente a biodiversidade. Da mesma forma, o uso excessivo de eletricidade se traduz em maiores emissões de dióxido de carbono. Gerando mais poluição e agravando o efeito estufa.

Possiveis soluções

Para lidar com este problema, foi proposto o uso de luzes que iluminam apenas para baixo. Da mesma maneira, Sugeriu-se manter o uso de luzes apenas em áreas necessárias. Além disso, estabeleça horários de desligamento para luzes publicitárias e ornamentais.

Por fim, isso é tudo o que você precisa saber sobre como funciona a poluição luminosa. Se você quiser ler mais artigos, recomendamos o seguinte:

Não perca o próximo vídeo!

Deixe um comentário