Bem-vindo ao meu último post no blogue! O artigo de hoje centra-se em dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona o Arado?
As técnicas ancestrais de tratar a terra usando animais como ferramentas estão sendo substituídas por máquinas modernas, que também agilizam esse procedimento, e possuem diferentes técnicas dependendo do tipo de solo, desta forma mostraremos a você como funciona o arado
Qual é o arado?
Para entender melhor como funciona o arado, é fundamental saber que o arado é uma técnica de preparo da terra para o cultivo, que consiste na abertura de trincheiras profundas que facilitam a introdução de sementes, ou raízes para que um melhor plantio possa proliferar.
Essa técnica é muito antiga, porém na antiguidade começou com o arado humano, onde o agricultor tinha um instrumento de madeira, e fazia esse trabalho. Os animais foram posteriormente utilizados para este trabalho.
Atualmente é utilizado como um instrumento acessório, que junto com o trator pode realizar este mesmo procedimento. A tecnologia também conta com máquinas especializadas que preparam o terreno para criar calhas hidráulicas, que podem manter o solo hidratado.
Caracteristicas
Antes de explicar como funciona um arado, é necessário mencionar que o sistema mais utilizado é a tração mecânica, devido à sua praticidade e funcionalidade. As partes fundamentais do arado são as seguintes:
- Grade, com sua frente e asa.
- Chute.
- Lâmina.
- Costanera, dental ou protetor, e seu calcanhar.
- Corpo, com sua cama e paleta.
- Barra de tração e seu leme.
- barra de engate
- Quadro
- Roda de sulco, roda de restolho e roda de cauda.
tipos de arado
Os tipos de arado dependerão do tipo de solo e do trabalho a ser feito, bem como do resultado que se deseja obter com o solo. Por esse motivo, existem os arados de relha e de aiveca, que são os mais utilizados. Isso corta e revira a terra, criando um sulco. Existem também os arados de discos, que cortam formando eixos devido aos seus discos redondos. Isso é usado em terrenos pesados ou secos e difíceis de tratar.
Outro tipo é o arado rastelo, que possui discos, mas a uma distância menor, e é disposto verticalmente, ocupando menos profundidade. Também estão disponíveis arados escarificadores, compostos por pontas, que só penetram sem revirar o solo, e são usados em terra seca.
A charrua de corte horizontal, esta tem uma tecnologia ecológica, e arrasta apenas a parte superficial do solo, sem revirar a terra. O arado de tração animal é constituído por uma estrutura de madeira com base metálica, onde com a ajuda do animal, faz trincheiras na terra.
Como funciona o arado?
O modo de funcionamento do arado de relha e aiveca, que é o sistema mais utilizado atualmente. Este sistema funciona de forma simples, pois é automático, embora necessite de ser manuseado por um operador para guiar a charrua.
Para o processo, o corpo do arado é aplicado para cavar um sulco na terra, depois intervém a relha, que vai separar a parte do solo que fica embaixo, a aiveca vai revirar a terra lateralmente, e por fim a lâmina fará um corte vertical, para esculpir as partes que ficaram livres.
É importante saber como funciona o arado, pois mostra que a agricultura é capaz de transformar técnicas muito antigas que podem deteriorar certas espécies, para se adaptar aos tempos atuais, evoluindo assim a forma de tratar o solo.
Se você gostou do funcionamento do arado, também pode visitar outras entradas: