O Que é e Como Funciona uma Taxa de Juros?

É um prazer dar-vos as boas-vindas ao meu novo post. Neste artigo, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona uma Taxa de Juros?

No mundo das finanças há muito dinheiro em jogo. Investidores e credores colocam seus recursos econômicos à disposição de um solicitante para serem devolvidos em prazos variáveis, muito curtos ou muito longos. Seu ganho com tal ação altruísta é representado por algo que saberemos a seguir. descobrir sobre como funciona uma taxa de juros.

O que é uma taxa de juros?

É a porcentagem que um credor cobra ao fazer um empréstimo ao devedor. Esse valor é calculado com base no capital emprestado e para isso são levadas em consideração uma série de variáveis, como prazos e número de parcelas, taxa de juros e outros fatores de natureza econômica, como a inflação.

Como funciona uma taxa de juros?

Em primeiro lugar, deve-se deixar claro que Existem dois tipos de juros no mundo bancário. Passivo, que o banco paga aos correntistas (com contas de poupança, especialmente com prazo fixo) para usar seu dinheiro em empréstimos. E ativo, que os devedores pagam ao banco por um empréstimo solicitado.

Tipos de taxa de juros de hipoteca

Juros nominais

É o custo percentual de um empréstimo concedido por uma instituição financeira. Esses juros não consideram outros pagamentos, como comissões ou despesas geradas pelo próprio processamento do crédito. Esse valor é o indexado no mercado geral, com pequenas variações dependendo do credor.

O Que é e Como Funciona uma Taxa de Juros?

Juros fixos

Esta taxa de juro é estabelecida desde o início e mantém-se estável ao longo da vida do empréstimo. Assim, se o crédito for de 30% ao ano, será o mesmo no primeiro ano e no vigésimo ano do empréstimo solicitado.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona um Tanque de Guerra?

juros variáveis

Esta taxa, ao contrário da taxa fixa, é ajustada ao longo do tempo. Leva em consideração os índices econômicos estabelecidos pelo mercado financeiro para se ajustar gradativamente. Em geral, os juros das parcelas iniciais são bem menores do que as posteriores. É recomendado para quem sabe que sua situação econômica será favorável no médio prazo.

interesse misto

Combina um período de prestações fixas, geralmente entre os primeiros anos se for muito longo, seguido de ajustamentos graduais de juros. Este tipo de juros é o mais comum em hipotecas.

Juros de mora

É uma porcentagem adicional que é adicionada aos juros nominais toda vez que o mutuário incorre em atraso em seus pagamentos. Quanto mais tempo transcorrer a irregularidade, maior será o valor total a ser pago.

Capitalização de juros

Ocorre quando um devedor inadimplente. Os juros que não forem cancelados até esse momento são adicionados ao principal do créditoo que afeta o aumento da dívida total e seus respectivos pagamentos mensais.

amortização de juros

Ocorre quando é pago um valor superior ao correspondente a uma cota. Esse pagamento atemporal contribui para a redução da taxa de juros total ou do valor total das parcelas que devem ser pagas no empréstimo.

Por fim, saber como funciona uma taxa de juros nos ajuda a planejar melhor na hora de selecionar uma forma de pagamento. Esperamos ter ajudado você com esta informação e convidamos você a continuar lendo outras entradas de nossa extensa biblioteca:

Não deixe de assistir ao próximo vídeo!: Entenda tudo sobre taxa de juros o que e como e formada