Bem-vindo ao meu último post no blogue! O artigo de hoje centra-se em dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona o Cimento?
Este elemento está presente em quase todas as estruturas em que vivemos. No entanto, quando começamos a pensar sobre isso, é fácil perceber que nosso conhecimento sobre isso é pouco. Portanto, aqui vamos dizer-lhe como funciona o cimento.
De onde é obtido o cimento?
Inicialmente, podemos dizer que requerem quatro elementos essenciais para fazer cimento. Para ser exato, são aqueles descritos na tabela periódica como cálcio, silício, alumínio e ferro.
O cálcio (que é básico) pode ser obtido do calcário. Por outro lado, o silício pode ser obtido a partir de areia e argila. Da mesma forma, alumínio e minério de ferro podem ser obtidos extraindo-os da bauxita.
Como funciona o cimento?
Para entender como o cimento funciona, vamos primeiro revisar seu papel ou função como material de construção. Resulta que, Como cal, gesso, asfalto e alcatrão, o cimento é um aglutinante.
Alguns ligantes podem endurecer devido aos efeitos do ar e/ou água, como a cal. Por outro lado, existem outros que o fazem por frio ou evaporação como no caso do asfalto, para dar um exemplo.
O cimento é formado a partir de uma mistura de calcário calcinado e moído e argila. Essa combinação torna-se cimento quando uma pequena quantidade de gesso é adicionada a ela. Este último é colocado para evitar a contração do composto quando ele endurece quando a água é adicionada.
Como é feito o cimento?
Primeiramente, O calcário é extraído de uma pedreira, que é o principal e necessário ingrediente para a fabricação de cimento. Em seguida, grandes rochas são transportadas da pedreira para a fábrica. Finalmente, lá eles são esmagados em pedaços do tamanho de bolinhas de gude.
Além disso, quantidades menores de areia e argila também são necessárias. As peças de calcário vão então para um misturador para misturá-las com as outras matérias-primas. Em seguida, todos estes são moídos em pó.
Em seguida, ele vai para um enorme forno rotativo quente que transforma o pó em uma massa sem realmente derretê-lo. Isso causa alterações químicas e físicas nas matérias-primas e elas saem como grandes cinzas vítreas e incandescentes.
Este “clínquer”, como é chamado, é resfriado e moído em um pó cinza fino ao qual é adicionado gesso. Deve-se notar que este último é colocado apenas em pequena quantidade durante a moagem final. Depois disso, o produto acabado é o que hoje conhecemos como cimento.
Para que serve o cimento?
A utilidade do cimento é enorme face às múltiplas utilizações que se relatam na Engenharia Civil e na Arquitetura.. Saber como funciona, seus pontos fortes e fracos tem sido uma grande vantagem.
Afinal, tornou-se uma alavanca para alcançar objetivos maiores em relação à infraestrutura. Graças a eles, as construções podem se tornar mais altas e inovadoras em seu design.
Se você gostou desses fatos sobre como o cimento funciona, você também pode ler sobre: