Olá a todos! Hoje trago-vos um novo tópico no meu blogue. O artigo de hoje centra-se em dar uma olhadela mais atenta… O Que é e Como Funciona o Estado de Direito?
A maior expressão da sociabilidade humana encontra-se numa nação. Dentro desta comunidade, os indivíduos interagem em um contexto de desenvolvimento. No entanto, essas interações nem sempre ocorrem de forma positiva. Porque uma sociedade sempre pode ser ameaçada por indivíduos que abusam do poder. Para entender como a nação age diante disso, explicaremos como funciona o estado de direito.
O que é o estado de direito?
É um modelo de ordem nacional com bases democráticas, em que todos os seus integrantes estão sujeitos às mesmas regras, independentemente de sua classe social ou posição política. Em outras palavras, o estado de direito estabelece que tanto os cidadãos quanto os órgãos encarregados de fazer cumprir as leis, digamos juízes, promotores, governadores, entre outros, devem responder perante eles se tiverem cometido algum crime.
A partir daqui, a relação entre o estado de direito e o conceito de justiça é entendida. Porque isso deve ser distribuído equitativamente sem fazer considerações de qualquer tipo. É justamente por isso que ele se opõe ao estado absolutista onde uma figura autocrática está acima do resto.
Para entender melhor este conceito podemos dividi-lo em dois componentes Estado e direito. O Estado é entendido como uma forma pela qual milhões de pessoas se unem por meio de uma organização política. Enquanto a lei refere-se ao conjunto de leis que regem o comportamento daqueles pertencentes ao Estado. Desta forma, eles podem viver juntos em paz saudável.
Como funciona o estado de direito?
Para entender como funciona o estado de direito, devemos conhecer as três normas que o regem. A primeira estabelece a Lei como mandato fundamental. Para isso, os poderes públicos devem ser separados, pois a Lei vem do Poder Legislativo. Se o Poder Legislativo estivesse subordinado ao Poder Executivo, exercido pelo chefe de Estado, falar-se-ia em autocracia e não em Estado de Direito.
Com base no exposto, a lei é entendida como responsável por orientar a conduta de todos os cidadãos. Da mesma forma, o Estado deve garantir todos os direitos e liberdades que a lei assegura. Todos os cidadãos pertencentes à nação têm liberdade de ação e pensamento. Portanto, é responsabilidade do Estado e das leis preservar esse princípio.
A regra mais recente afirma que tanto a administração (que deve ser um órgão apolítico) quanto o governo devem ser limitados pela Lei. Claro, isso também vale para seus funcionários que pertencem a diferentes órgãos. Essa regra também faz parte da separação de poderes.
Características do estado de direito
Para seu crédito, esse modelo de pedido possui um conjunto de recursos excelentes. Primeiro, os órgãos do corpo do Estado devem ser formados para desempenhar funções específicas. Esses órgãos são o Legislativo, o Judiciário e o Executivo. Da mesma forma, suas funções e decisões são independentes e autônomas, portanto não podem ser desacreditadas por outro órgão.
Além disso, devem ser pré-estabelecidas as condições de nomeação dos titulares dos referidos órgãos. A maneira usual de fazer isso é através da constituição da nação. Adicionado a isso o poder de cada órgão deve ser institucionalizado e não personalizado. Portanto, seus titulares só podem exercê-lo enquanto estiverem sob o título do órgão que representam.
A última qualidade do estado de direito é que as normas legais e as organizações que as colocam em prática devem consagrar os direitos essenciais tanto dos indivíduos quanto dos organismos intermediários que compõem a nação.
Se as informações sobre como o estado de direito funciona lhe interessam, talvez você goste dos seguintes artigos: