O Que é e Como Funciona o Serviço de Administração E Alienação de Imóveis?

Olá amigos! Bem-vindos ao meu último post. O artigo de hoje dá uma vista de olhos… O Que é e Como Funciona o Serviço de Administração E Alienação de Imóveis?

É essencial para cada Estado criar uma série de instituições ou órgãos por meio dos quais alcance o estado de bem-estar comum de todos os seus cidadãos. O Estado mexicano tem sido um exemplo para o mundo nesse aspecto, já que tem distribuído as diferentes funções em suas instituições internas. Existe até uma instituição que se encarrega desses bens e empresas estatais que estão em estado de improdutividade. É então essencial compreender como funciona o serviço de gerenciamento e alienação de ativos.

O que é o Serviço de Administração e Alienação de Imóveis?

É um organismo descentralizado cujo principal objetivo é vender ou leiloar para melhor utilização os bens e empresas que o Estado possui, mas é improdutivo. Este órgão caracteriza-se por possuir um patrimônio e personalidade jurídica própria. E, é também um órgão descentralizado do Ministério das Finanças e Crédito Público.

Busca melhorar a situação econômica do estado mexicano e também aumentar suas finanças. Mas, essas vendas e leilões são feitos com absoluta responsabilidade social. Comprometimento e acima de tudo transparência. Isso porque ele tem personalidade jurídica própria.

Origem

Para a criação de um organismo tão importante, foi necessária a união de cinco órgãos internos. O objetivo era concentrar em um único órgão essa função de tamanha importância para a economia do estado.

Assim, na Lei Federal de Administração e Alienação de Bens do Setor Público de 2002; ficou estabelecido que os órgãos denominados SERA, FIDELIQ, Diretoria Geral de Carteira e Bens Não Monetários, SHCP e Administração Geral de Destinação de Bens do Comércio Exterior pertencentes ao Tesouro Federal; iriam integrar e passar as suas funções para o Serviço de Administração e Alienação Patrimonial.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona um Pedal de Guitarra?

funções

Este órgão descentralizado tem um grande número de funções que lhe permitem atingir o seu objetivo. Essas funções lhe são atribuídas especificamente por meio das disposições da Lei Federal de Administração e Alienação de Bens do Setor Público. No entanto, tem duas funções que lhe são essenciais; estes são:

  • Realizar a administração de bens e empresas de propriedade do Estado.
  • Realizar leilões, vendas. Bem como todos os papéis e preparativos relacionados a estes, uma vez que as responsabilidades geradas por tais leilões e vendas serão deles.

Como funciona o Serviço de Administração e Alienação de Imóveis?

Este órgão descentralizado funciona cumprindo as funções expressamente estabelecidas na respectiva lei. Dessa forma, funciona como entidade gestora dos bens e empresas que estavam sob custódia do Estado. Mas também funciona como uma espécie de gestor na hora de organizar e realizar tanto a venda quanto o leilão desses ativos.

Determinados os bens ou empresas que, por improdutivos e sob custódia do Estado, serão objeto de venda ou leilão, eles são ofertados. É fundamental entender que as consequências dessas ações sempre serão de responsabilidade deste órgão e que ele deve atuar sempre com transparência.

Uma das características mais marcantes do governo do estado mexicano é a distribuição adequada de funções essenciais para alcançar o equilíbrio econômico da sociedade asteca nas diferentes instituições internas. Entre elas destaca-se a encarregada da venda e leilão desses bens e empresas que, embora pertencentes ao estado, estão sendo improdutivas. É então interessante perceber como funciona o Serviço de Administração e Alienação de Imóveis.

Você também pode estar interessado em:

Não deixe de assistir ao próximo vídeo!: Como funciona a administra ao de imoveis