O Que é e Como Funciona o Mercado de Commodities?

Bom dia/tarde/noite! Espero que estejam prontos para ler o meu novo artigo. O artigo de hoje centra-se em dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona o Mercado de Commodities?

Também conhecido como o mercado de commodities, é global em escopo. É responsável pela negociação de produtos não manufaturados e genéricos. Dentro deste mercado existe uma relação de compra-venda de matérias-primas como entidade ativa. Aprenda nas próximas linhas como funciona o mercado de commodities.

O que é o mercado de commodities?

Trata-se de um tipo de mercado que, como o próprio nome indica, se baseia no mecanismo de comercialização global de matérias-primas não manufaturadas. Dentro desse mercado existem produtos naturais que vão desde itens agrícolas, como grãos, refrigerantes, carnes, até petróleo bruto natural usado como fonte de energia.

Em todo o mundo existem aproximadamente 50 mercados de commodities, cada um especializado em uma determinada área. O compra e venda dessas matérias-primas dependem em grande parte do oferecer e demanda. Esses mecanismos de oferta e demanda variam de acordo com o país, a estação do ano, o clima, a terra e muitos outros fatores.

Desta forma, para saber como funciona o mercado de matérias-primas, é fundamental saber que nem todos os países são abastecidos com este meio.

Como funciona o mercado de commodities?

Os mercados de commodities se caracterizam por serem empresas privadas que se encarregam de oferecer as principais facilidades para que seus membros possam realizar as transações que forem convenientes. As entidades que intervêm nestes mercados são geralmente produtores dos bens (por exemplo, agricultores), bem como empresas interessadas nestas matérias-primas.

O Que é e Como Funciona o Mercado de Commodities?

O mecanismo de ação dos mercados de commodities é baseado na preços em tempo real e em um ambiente que garante segurança aos investidores. É um tipo de mercado mobilizado com base na legalidade, segurança nacional e transparência.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona a Taxa de Juros Negativa?

Em relação a outros tipos de mercados, o valor no mercado de commodities não depende de taxas de retorno, nem de valores presentes ou futuros, mas sim de oferta e demanda. Dessa forma, você já sabe como funciona o mercado de commodities.

Produtos do mercado de commodities

Nesse tipo de mercado, os produtos que são trocados podem ser de natureza agrícola, metalúrgica, energética ou mineral. A classificação é feita por sua vez com base em bens perecíveis e bens não perecíveis.

1.- Produtos agrícolas

Isso inclui tudo, desde grãos a macios. Seu valor é o menos influenciado pela economia global. Em vez disso, são produtos afetados pelas mudanças climáticas, portanto, altamente dependentes das condições climáticas.

2.- Produtos pecuários

Como o próprio nome indica, refere-se à carne de bovinos e suínos vivos, manteiga, leite e outros. Seu valor é influenciado pelos produtos agrícolas, já que, em sua maioria, a fonte de alimento encontra-se nos produtos agrícolas.

3.- Produtos energéticos

Estes incluem petróleo bruto, gasolina, gás natural, etanol e outros. Seu valor, ao contrário dos produtos anteriores, é diretamente afetado pela economia global.

4.- Produtos de metais

Dentro deste tipo podemos encontrar desde metais preciosos até metais para uso industrial. No caso dos metais industriais, seu valor oscila de acordo com a economia global, porém, os metais preciosos são utilizados como fonte de investimento.

Você acabou de aprender como funciona o mercado de commodities e seus fundamentos básicos. Se quiser saber um pouco mais, não deixe de visitar os seguintes verbetes:

Não deixe de assistir o vídeo a seguir!: O que sao commodities manual do brasil