É um prazer dar-vos as boas-vindas ao meu novo post. Neste artigo, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona o Molde?
Você sabia que o mofo é um fungo muito comum no nosso dia a dia? Graças ao fato de aparecer quando há uma área úmida, quente e úmida, mas o fato de ser comum não significa que seja bom ou saudável, mas convidamos você a continuar lendo como funciona o molde e como você pode evitá-lo.
Descrição do molde
É um fungo que se encontra em ambientes fechados e ao ar livre. Ninguém, nem mesmo os cientistas, tem certeza de quantas espécies de fungos existem atualmente, mas estima-se que sejam pelo menos dezenas de milhares, chegando a trezentas mil espécies.
O mofo é um fungo que se desenvolve em ambientes quentes, úmidos e úmidos. Ele se espalha e se reproduz através de esporos. Os esporos desse fungo podem sobreviver em qualquer condição ambiental, bem como na secura, o que não permite o crescimento normal do mofo.
Tipos Comuns de Moldes
Antes de explicar como funciona o molde, mostraremos quais são os tipos de molde mais conhecidos e comuns atualmente, entre os quais se destacam:
- Penicillium
- Cladosporium
- alternaria
- Aspergillus
Como funciona o molde?
O mofo pode ser encontrado em todos os cômodos e pode ser detectado tanto em ambientes internos quanto externos ao longo do ano. Condições quentes e úmidas permitem um bom crescimento desse fungo.
Ao ar livre podem ser encontrados em áreas úmidas e sombreadas, onde há decomposição de vegetação ou folhas. Dentro de casa, eles são encontrados em áreas onde o nível de umidade é muito alto, assim como banheiros (chuveiros) ou porões.
Pessoas sensíveis devem fazer o possível para evitar áreas com maior probabilidade de desenvolver fungos, como grama aparada, pilhas de compostagem ou áreas arborizadas.
Dentro de uma casa, o crescimento do fungo pode ser reduzido se o nível de umidade for mantido abaixo de 50% e se as áreas onde houver mais umidade forem mantidas ventiladas.
O crescimento de mofo pode ser removido de superfícies duras com qualquer produto comercial, mais comumente água e sabão, embora existam outras alternativas, como uma solução de alvejante feita de uma mistura de 1 xícara de alvejante e 1 galão de água.
Se você é uma pessoa sensível com mofo em sua casa, deve usar uma máscara facial que cubra a maior parte do rosto para evitar a exposição ao fungo.
Limpando molde com alvejante
Agora, se você quiser usar alvejante para limpar fungos de sua casa, você precisa levar em consideração o seguinte:
- Por nada no mundo você pode misturar cloro com amônia ou algum outro produto de limpeza. A mistura destes produtos pode originar gases tóxicos e muito perigosos.
- Use luvas não porosas, óculos para proteger os olhos e uma máscara facial.
- Abra as janelas e portas para deixar o ar fresco entrar.
Efeitos do mofo na saúde das pessoas
Agora que sabemos como funciona o mofo, nesta seção queremos destacar todas as consequências que esse mofo traz para a saúde das pessoas envolvidas, portanto, não pode ser menosprezado. O mofo é um fungo que pode desencadear sérios problemas de saúde se não for tratado a tempo e com a importância necessária.
Muitas pessoas são sensíveis a fungos. A exposição a esses fungos nas pessoas pode causar congestão nasal, respiração ofegante ou irritação nos olhos. Há também pessoas que são alérgicas a mofo, portanto, teriam consequências muito mais graves para a saúde.
Reações ou consequências graves podem ocorrer com mais frequência em trabalhadores expostos a quantidades excessivas de mofo em seus locais de trabalho, como fazendeiros que trabalham a maior parte do dia nas proximidades de feno mofado.
Alguns dos sintomas dessas reações graves podem ser dificuldade para respirar, congestão nasal, febre. E se a pessoa tiver alguma doença crônica ou pulmonar, pode causar uma infecção por fungos nos pulmões.
Se você gostou das informações sobre como funciona o molde, convidamos você a continuar lendo os seguintes posts: