Olá amigos! Bem-vindos ao meu último post. O artigo de hoje dá uma vista de olhos… O Que é e Como Funciona o Sistema de Freio Abs?
O freio é uma máquina que permite desacelerar um carro em movimento ou pará-lo completamente. Sua função é realizada por sua capacidade de converter a energia cinética de um corpo em trabalho ou calor. Existe uma grande variedade de tipos de freios, continue lendo e descubra como funciona o sistema de freio ABS.
sistemas de travagem
Os sistemas de frenagem tendem a variar em alguns modelos de carros, portanto, o ideal é saber quais existem. Alguns deles são:
- Motor: consiste em reduzir a velocidade sem usar o pedal e usar a caixa de câmbio e suas marchas.
- Disco: é o mais utilizado atualmente, funciona por meio de pastilhas que, ao acionar o pedal, exercem pressão sobre o disco.
- Sistemas auxiliares: inclui o sistema de freios ABS, que explicaremos a seguir.
Como funciona o sistema de freio ABS?
O princípio de funcionamento do ABS ou Anti-lock Brake System é reduzir a pressão exercida sobre o fluido que é comprimido pelo pedal. Isso acontece apesar do motorista não tirar o pé dele. A liberação das rodas é liberada simplesmente levantando um pouco o pé do pedal e imediatamente as rodas começam a girar.
Quanto ao mecanismo de ação, é o seguinte: quando você pisa repentinamente no pedal, o sistema de frenagem bombeia os freios de forma automática e super rápida. Por outro lado, o bombeamento feito pelos freios ABS é tão rápido que os faz vibrar com energia. Tal vibração costuma assustar o motorista obrigando-o a tirar os pés do pedal.
Sistema de freio ABS: informações gerais
O funcionamento do sistema de freios ABS se deve às peças que o compõem. Estas são a “unidade de comando de controle”, que é responsável por calcular, controlar e registrar a velocidade de aceleração e rotação das rodas. As “válvulas” são reguladores da pressão de ar de cada roda. O “sensor de velocidade” monitora a velocidade de cada roda e aplica aceleração e desaceleração conforme necessário para controlar o carro.
Por fim, existe a “unidade de controle hidráulico”, que recebe sinais da unidade de controle para ativar os freios e liberá-los durante a frenagem do ABS.
Em suma, a unidade de controle é constantemente alimentada com dados sobre a velocidade de rotação de cada roda. Quando a velocidade de uma delas estiver abaixo das outras rodas, é porque ela está travada ou prestes a travar. Nesse momento, a unidade de controle ordena liberar a pressão do freio da referida roda para conseguir a mesma velocidade de giro do resto das rodas.
Se você entendeu como funciona o sistema de freios ABS, quando a oportunidade de usá-los se apresentar, seu mecanismo de ação não o surpreenderá.
Pode lhe interessar: