Saudações a todos os meus leitores! Espero que estejam prontos para um novo artigo. O foco principal do artigo de hoje é explorar em detalhe…. O Que é e Como Funciona os Deuses Celtas?
No mundo conhecemos deuses diferentes, é por isso que hoje mostramos a você como funcionam os deuses celtassua história e seu impacto em várias civilizações, sendo uma civilização politeísta tão comum.
Quem eram os celtas?
Os celtas eram conhecidos como parte dos povos da Idade do Ferro, sendo uma sociedade tribal da Europa e línguas indo-européias. Este tempo remonta a 1200-400 aC Os celtas são encontrados na Itália, Boêmia, Alemanha e Romênia central e dizem que estão em partes da Grã-Bretanha e Irlanda. Não eram um Estado, pois cada zona era composta por um líder.
Diz-se que antes de se estabelecerem na Europa, os celtas vieram do Mar Negro e do Mar Cáspio, também se diz que migraram para a Índia e o Irã. A palavra celta é usada como um termo para se referir aos primeiros grupos étnicos do século 5 aC.
A cultura deles era transmitida oralmente de geração em geração sendo incluído no “Ciclo Ulster”. Eles são descritos como turbulentos, amantes de festas. Eles fizeram o último para homenagear os guerreiros depois de terem vencido uma batalha.
Eles se vestiam de forma colorida e ornamentada, usando cores como vermelho, amarelo, azul e tons pastéis. Para os tecidos usaram lã e linho, materiais utilizados na Idade do Ferro. Além disso, os idosos usavam túnicas compridas com um saco amarrado na cintura.
Como funcionam os deuses celtas?
A religião celta era bastante variável, apesar de estar concentrada na Europa Ocidental. Eles acreditavam em mais de trezentas divindades, sendo comparados aos deuses romanos, mas os mais conhecidos são os deuses tribais. Esses deuses foram divididos em irlandeses e galeses.
Na Irlanda, foram localizados os manuscritos mais antigos da mitologia celta de meados da Alta Idade Média, sendo modificados pelos cristãos quando foram encontrados.
dagda
Ele foi considerado o Deus supremo do panteão irlandês e Deus dos Druidas. Além disso, ele era o governante dos elementos, sabedoria e um forte guerreiro. Diz-se que foi ele quem conduziu os Tuatha Dé Danann à vitória do Mag Tured.
Dagda é representado como uma figura paterna, razão pela qual é considerado o protetor das tribos celtas. Além disso, eles o desenham com um caldeirão cujo conteúdo é inesgotável, uma espécie de graal e a harpa mágica de onde ele emitia ventos de morte, sono ou riso.
Balir
Representante dos gigantes fomorianos. Era representado com um olho na testa e outro no crânio, sendo este último o maligno, só o abria para matar aquele em que o fixava. Diz-se que ele matou o rei dos Tuatha Dé Danann e mais tarde foi morto por seu neto Lug.
Arrastar
Representado como um jovem, conhecido como o deus sem função, pois era dos Tuatha Dé Danann por parte de pai e dos Fomoré por parte de mãe. Dizem que seu nome significa brilhante, mas ao mesmo tempo corvo.
Se falamos dos deuses do País de Gales onde vários são conhecidos, mas com pouca história já que se sabe que os celtas cuidavam muito pouco dos templos ou panteões, então era difícil para os pesquisadores coletar dados.
Cernunnos
Ele aparece refletido como o mais famoso, carregando um caldeirão de prata. Acredita-se que ele era considerado o deus da abundância, um amante dos animais. Ele foi representado como tendo orelhas e chifres de veado, usando uma coleira de carneiro. Representa força, poder e perpetuidade.
belenus
Ele era considerado o deus da agricultura. Eles o homenagearam no festival de Beltaine, representando a fogueira deste festival. Diz-se que veio do norte da Itália. Também é comemorado na celebração do solstício de verão.
Taranis
Era considerado o deus do trovão, do céu e da tempestade, era bastante temido, sendo celebrado em toda a Gália e Bretanha. Sacrifícios foram oferecidos para apaziguar seu poder. Os romanos o assimilaram com Júpiter. Mitologia celta fascinante e tão pouco descoberta, pelo menos você sabe como funcionam os deuses celtas e o que os pesquisadores conseguiram levantar ao longo dos anos.
Você pode estar interessado nestes outros artigos: